Português, perguntado por bernardofidalgo21, 8 meses atrás

o que é infinito, é o que é gerúndio?

Soluções para a tarefa

Respondido por GABRIELwDEwGODOY
1

Resposta:

• Infinitivo:

O infinitivo indica a ação propriamente dita, sem situá-la no tempo, aproximando-se da função substantiva (é o infinitivo que “dá nome” à ação, e é por isso que, no dicionário, é na forma infinitiva que localizamos os verbos). Ex:

Preservar a natureza é fundamental

Pode ser identificado pelas suas terminações, que indicam as três conjugações verbais:  

1ª conjugação = -ar (amar, cantar, falar)

2ª conjugação = -er (escrever, comer, ver)

3ª conjugação = -ir (dormir, partir, vir)

• Gerúndio:

O gerúndio, conhecido pela sua terminação em –ndo, indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda não finalizado, e desempenha funções que se assemelham às de um advérbio ou adjetivo. Ex.:

O menino quebrou a perna jogando bola.

A menina, chorando, devolveu a boneca.

De acordo com sua posição na frase, o gerúndio pode expressar uma ação em diferentes posições no tempo com relação à oração principal. Abaixo, algumas possibilidades de emprego do gerúndio e o que seu respectivo emprego pode expressar na frase.

Gerúndio anteposto à oração principal: pode indicar uma ação imediatamente anterior à oração principal (ex.: Terminando a aula, todos serão dispensados) ou uma ação que teve começo antes ou no momento da oração principal e que se prolonga no tempo, ou seja, que ainda continua (ex.: Cantando lindamente, viu-o deixar o teatro sem ao menos um aceno de adeus).

Gerúndio ao lado do verbo principal: empregado ao lado do verbo principal, o gerúndio expressa uma ação simultânea a da oração principal, funcionando como um advérbio de modo (ex.: Chegou alegrando a festa).

Gerúndio posposto à oração principal: colocado depois da oração principal, o gerúndio indica uma ação posterior a ela (ex.: Os voos foram cancelados, evitando, assim, que uma tragérdia maior acontecesse).

Gerundismo: Agora que você já viu alguns usos do gerúndio, observe as frases abaixo:

1) Não me telefone depois do almoço, porque vou estar dirigindo.

2) Um minuto, por favor, que já vou estar transferindo a ligação.

Explicação:


Usuário anônimo: cuspido e colado do google
Perguntas interessantes