Biologia, perguntado por IsabelaSanto11, 1 ano atrás

O que e incorporação de materiais orgânicos no solo?

Soluções para a tarefa

Respondido por brendavhbf
22
A incorporação da matéria orgânica ao solo pode ser de processo tanto natural, quando, por exemplo, da reciclagem dos vegetais da floresta, como artificial, pela ação antrópica para fins produtivos, como por exemplo, pela adição de esterco e palhas nos cultivos.Quando o resto orgânico é decomposto por meio da microfauna e mesofauna (meiofauna ou meiobentos) do solo, transforma-se em húmus que, por processos de mineralização, libera alguns nutrientes minerais. Vale dizer que em condições de temperatura elevada e boa aeração, a matéria orgânica original (folhas, etc.) se mineraliza relativamente depressa, liberando rapidamente nutrientes para as plantas. Convém dizer que em climas mais secos e/ou frios, a taxa de mineralização é menor e a de humificação é maior, havendo um maior acúmulo de húmus.

Interessante dizer que essas transformações se processam de maneira idêntica ao intemperismo de certos minerais primários. Os materiais originais passam por diversas e complexas reações, transformando-se tanto em um produto secundário (húmus), como também liberam nutrientes.

O húmus, por sua vez, é a parte mais estável da matéria orgânica de certa forma similar aos argilominerais, dela tão desintegrado, que atinge o estado coloidal, com alta densidade de cargas elétricas em sua superfície capazes de adsorver e trocar cátions. Sua capacidade de adsorver e ceder nutrientes excede em muito à das argilas, o que faz com que pequenas quantidades aumentem grandemente as características dinâmicas do solo, e isto ocorre principalmente no horizonte A. Por tal razão, o húmus é considerado essencial para a vida no solo.

Perguntas interessantes