o que e imunizaçao ativa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Neste tipo de imunização, a imunidade decorre após o contato com um antígeno ou agente infeccioso, seja por uma infecção natural, seja induzida pela vacinação.
Menu
Imunologia
Resumo de Imunização: ativa, passiva e mais!
Imagem de perfil de Sanar
Sanar
5 min
• 27 de mai. de 2021
Índice
1.
Imunização ativa
2.
Imunização Passiva
Índice
Imunização é um conceito que se baseia na adequada e suficiente resposta do sistema imunológico contra a ação de um agente infeccioso.
Em geral, é o objetivo final da administração de imunobiológicos, os quais podem induzir mecanismos de resposta celular e humoral, produzindo a imunidade contra agentes infecciosos como vírus e bactérias, ou a administração direta de anticorpos contra uma infecção específica.
Na maioria dos casos, no primeiro contato com um agente infeccioso (primoinfecção), o sistema imune não possui anticorpos específicos para impedir a infecção ou o desenvolvimento da doença, sendo necessário o decorrer de alguns dias até que os linfócitos B produzam as imunoglobulinas (resposta humoral) das classes IgM (inespecífica) e IgG (específica).
Nessa mesma situação, os Linfócitos T são estimulados a produzir células de memória (resposta celular), que atuarão desencadeando, prontamente, a resposta imune celular em caso de reinfecção, através da secreção de citocinas, ativação de macrófagos e linfócitos B, recrutamento de outras células imunes e indução do processo inflamatório.
A partir das informações apresentadas, a imunização se subdivide em ativa e passiva, conforme discute-se a seguir.
Imunização ativa
Neste tipo de imunização, a imunidade decorre após o contato com um antígeno ou agente infeccioso, seja por uma infecção natural, seja induzida pela vacinação.
E-book: Procedimentos que todo médico deve saber 2
Baixar e-book gratuito da semana
Cadastre-se e tenha acesso a esse e outros e-books gratuitos.
Quando a imunização decorre de uma infecção natural, a imunidade gerada é denominada de imunidade ativa natural. Em paralelo, a resposta imune induzida por vacinas estimula o sistema imune a produzir anticorpos específicos sem causar a doença no indivíduo, gerando a imunidade ativa de modo artificial.
Tanto a imunização natural quanto a artificial geram imunidade duradoura, que pode durar por toda a vida.
Destaca-se que mesmo uma infecção oligossintomática ou assintomática é capaz de produzir anticorpos específicos e estimular as células de memória, conferindo imunidade contra aquele determinado agente infeccioso, não havendo o risco de adquirir a mesma doença novamente.