O que é IDHAD? (Resposta com explicação)
Soluções para a tarefa
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO AJUSTADO A DESIGUALDADE.
O IDHAD aparece em 2010 para computar as perdas ao nível do desenvolvimento humano impostas pela existência de desigualdades nacionais em cada uma das três dimensões do IDH. Até agora o IDH, ao apresentar médias, acabava por encobrir desigualdades entre os indivíduos de um determinado Estado. Em consequência, os níveis de desigualdade social no seio de uma nação em nada influem na sua pontuação global ao nível do IDH.
O IDHAD, calculado para um conjunto de 139 países, repercute as desigualdades ao nível das dimensões do IDH, diminuindo os seus valores conforme o nível de desigualdade verificado num certo país em cada uma das três dimensões.
Por conseguinte, no limite, o IDHAD assume valores iguais aos do IDH se um país for completamente igualitário no que a cada uma das três dimensões diz respeito, diminuindo à medida que as desigualdades vão crescendo. Logo, o papel fundamental do IDHAD é o de relegar o IDH para um índice potencial, coerente com uma hipotética, e até à data nunca descoberta, igualdade máxima entre os indivíduos.
Do ponto de vista metodológico os passos para calcular o IDHAD são três.
A primeira etapa é a da medição da desigualdade. Assim, empregando para o efeito contributos teóricos acerca da problemática das desigualdades introduzidos por Atkinson, em particular parâmetros de aversão à desigualdade, a medida de desigualdade proposta é a seguinte: