o que é hierarquia e como ela influenciou no conceito de cultura e civilização. Me ajudem❤️ pff
Soluções para a tarefa
Então... Eu tento imaginar hierarquia quando olho para uma empresa qualquer:
Tem o dono da empresa - o cara que cuida de tudo (grandes responsabilidades)
Os gerentes da empresa - os carinhas que passam o conjunto de informações de cada parte da empresa, porque o dono é geralmente um número menor de pessoas comparado aos setores abaixo deles(donos)
Funcionários administrativos - os subordinados aos gerentes.
O que acontece na prática:
Vamos colocar uma situação hipotética:
A empresa é de fazer pães, ou seja, uma padaria. O dono da padaria quer colocar não só pães pra vender, mas também colocar derivados de massa(bolos, salgadinhos, salgados pra lanches) e quer aumentar a venda dos seus produtos.
Ele tomou uma decisão de longo prazo, pois não dá tempo de fazer bolos, salgadinhos, vender mais juntamente com os pães no mesmo dia de sua decisão(todo topo da pirâmide hierárquica, concentra o poder de decisão em longo prazo, mas não trabalha na base, ou seja, ele não é o padeiro).
Passou a informação para os gerentes, estes, por sua vez, chegam e vêem como podem utilizar os recursos e se precisam adquirir algo para realizar a ideia projetada pelo topo da hierarquia(dono da empresa), assim, absorvem a informação e devolvem dando outra informação mais técnica do que pode ou não fazer. Eles informam ao dono, que para fazer salgadinhos precisam contratar um funcionário que saiba fazer os salgadinhos ou dar um curso para os que já estão lá, significa dizer que eles sabem quem é ou não habilitado para realizar a função projetada e as decisões que os gerentes tomam, agem em médio para curto prazo, médio quando o problema não pode ser resolvido apenas com ele, mas com o dono e este, precisa analisar a informação para aprovar ou não, curto quando dirige-se à alguém abaixo de sua hierarquia, o funcionário, pois este, obedece as decisões do gerente.
O funcionário por sua vez, toma decisões objetivas e técnicas, porque ele não pensa em um objetivo para longo ou médio prazo, apenas executa o que foi pedido, ou seja, se o objetivo é vender mais pães, ele vai fabricar mais pães e trabalhar mais horas na padaria, afim de atender uma demanda maior de clientes, ele não projetou isso, não idealizou, apenas executou.
Falei um exemplo prático, pois todas as empresas e sistemas de governo, até na sua casa tem hierarquia, alguém fica no topo da pirâmide e dá ordens, os que vêm abaixo dele, vão executando ou idealizando num plano menor, quando digo plano é um sinônimo para abrangência e isto remete à quantidade de responsabilidades que cada um possui.
Ela existe desde os primórdios da sociedade e como ela surgiu, basicamente foi nos tempos das tribos lááá... Antes de Cristo, os guerreiros mais bravos eram os líderes, pois tinham mais coragem para enfrentar os perigos e defender sua tribo, ao longo do tempo, foi deixando de ser o mais valente, pra ser o mais esperto e inteligente, porque imagine se o presidente dos EUA fosse o mais valente e bravo guerreiro, fosse lá na síria guerrear contra os terroristas e morresse? Quem pensaria igual ou superior para tomar decisões que abrangem uma população de 200-300 milhões de pessoas, significa dizer 300 milhôes de vontades de comer, pensar, viver, agir e toda responsabilidade remete à uma única pessoa tomadora de decisão, que é o presidente. Logo, isso influenciou na nossa cultura, na nossa civilização, principalmente nesse segundo, porque imagine se existisse 10 presidentes para 1 único cidadão, um manda pagar mais impostos, o outro manda descansar, o outro manda trabalhar... Percebe que no final das contas o cidadão acaba não fazendo nada? Porque o ideal de um impacta no ideal do outro? Então numa hierarquia sempre haverá uma pirâmide e no topo, sempre será projetado uma ideia, o resto da pirâmide responsabiliza-se por tornar esta ideia, algo real, possível.
Espero ter ajudado.