Geografia, perguntado por pizxyo, 8 meses atrás

• O que é GEOGRAFIA? • Por que estudamos GEOGRAFIA? • Qual é o objeto de estudos da GEOGRAFIA? • O que é Espaço Geográfico? • Em quantos e quais continentes o Planeta Terra está dividido?

Soluções para a tarefa

Respondido por Clarinha330
2

Resposta: Geografia

Explicação: o mundo

Geográfico

Respondido por hwasadeyumeko
1

Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico, onde são estabelecidas as relações humanas. Logo, a Geografia estuda a relação entre a sociedade e o meio.

Geografia é, nos dias atuais, a ciência que estuda o espaço geográfico, produzido por meio da dinâmica das relações estabelecidas entre o homem e o meio. Em suma, a Geografia analisa a dinamicidade das relações entre a sociedade e a natureza, capazes de transformar o espaço geográfico. A maneira como essas relações são estabelecidas confere à Geografia sua identidade e importância.

O estudo das dinâmicas estabelecidas no espaço geográfico permite compreender a organização do espaço terrestre, contribuindo para que a sociedade alcance meios de explorar e transformar o meio ambiente sem agredi-lo. Dessa forma, desenvolvem-se alternativas para melhorar as relações socioespaciais.

É válido lembrar, contudo, que essa definição não é unânime entre os geógrafos, pois a Geografia, enquanto ciência, sofreu diversas transformações ao longo dos anos. Portanto, não há como afirmar que haja um consenso entre estudiosos a respeito do objeto de estudo e da orientação metodológica dessa área.

Leia também: Produção do espaço geográfico

O que a Geografia estuda?

Geografia é a ciência que estuda as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico, ou seja, as relações entre a sociedade e o meio. Esse espaço é transformado pelo homem e está, por isso, em constante modificação. Contudo, é difícil limitar o que é estudado pela Geografia ou não, visto que essa é uma ciência horizontal, ou seja, seu campo de estudo é amplo e relaciona-se com outras ciências, transcendendo seu próprio saber.

Assim, a Geografia, em virtude de sua orientação, é diferenciada dos demais saberes científicos. Trata-se de um estudo categorial, que abrange conceitos que definem sua orientação, como lugar, paisagem, território e região.

Atualmente, o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, no qual se estabelecem as relações entre o meio e a sociedade.

O que significa Geografia?

A palavra “geografia” tem origem grega e é formada pelos radicais “geo”, que significa Terra, e “grafia”, que significa descrição. Essa nomenclatura refere-se à definição antiga da ciência geográfica, que relacionava Geografia somente aos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.

Leia também: Os dois principais tipos de paisagem

Construção da Geografia como ciência

A Geografia é uma ciência que foi construída, ou desconstruída, ao longo dos anos. Isso ocorreu pelo fato de que, ao longo do tempo, essa ciência passou por diversas alterações em relação às correntes filosóficas e aos processos históricos vividos pelas sociedades. Ao longo de toda essa transformação, os conceitos-chaves que norteavam o estudo da Geografia renovaram-se, alterando a abrangência dessa área de estudo. Região, território, lugar, paisagem e espaço são os principais conceitos-chaves que fizeram parte dessa (des)construção.

A Geografia ficou conhecida como Geografia Tradicional do período que se estendeu de 1870, quando essa ciência foi institucionalizada nas universidades europeias, até 1950. Nesse período, foram privilegiados os conceitos “região” e “paisagem” como objeto de estudo da Geografia. Portanto, o espaço, nesse momento, não era um conceito-chave para o estudo geográfico.

Em meados dos anos 50, no período pós-guerra, no qual o mundo experimentava o aparecimento de diversos avanços tecnológicos, surgiu uma nova geografia. Nesse período, o conceito-chave “espaço” passou a orientar o pensamento geográfico. Todo o estudo geográfico anterior a essa época pregava a neutralidade, sem se preocupar com os problemas sociais, pois acreditavam que esses problemas não deveriam ser estudados por geógrafos.

Surgiu, então, o que ficou conhecido como Geografia Crítica, que acreditava que os geógrafos deveriam engajar-se politicamente, ou seja, não desvincular a produção científica do contexto histórico. O espaço, então, passou a ser visto como espaço social, no qual se estabelecem as relações entre a sociedade e o meio. O principal representante dessa corrente filosófica no Brasil foi o geógrafo Milton Santos.

Perguntas interessantes