História, perguntado por rirbg, 11 meses atrás

O que é garantido com o ato adicional de 1834?
Em relação aos avanços do ato adicional de 1834, qual regência pode ser considerada regressiva?

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
11
Olá,  

O Ato Adicional de 1934 garantia que as províncias ( importante lembrar que no período - monárquico ou imperial - o Brasil não era dividido por estados e sim por províncias) tinha o direito de ter uma assembleia legislativa e orçamento próprio - conferindo assim maior autonomia politica e econômica para as províncias.

O Ato Adicional extinguia o conselho de estado, órgão criado por D. Pedro I.  Extinguia a regência trina ( era um governo de três homens) e o novo regente seria escolhido por eleição. e transformava o Rio de Janeiro em município neutro  e capital do império.

A regência de Araujo Lima foi considerada regressiva, pois ele  fazia parte do movimento liderado por representantes da cafeicultura do vale do Paraíba e dos grandes comerciantes na cidade do Rio de Janeiro. NO período regressista houve o fortalecimento do poder central ( já que com ato adicional as províncias haviam ganhado maiores autonomias) durante o governo de Araujo Lima houve o domínio novamente do regente em todas as províncias. 
 
Espero ter ajudado.
 
Perguntas interessantes