Filosofia, perguntado por iasmimm00, 11 meses atrás

O que é finalidade última de todos os atos e finalidade última da filosofia?

Soluções para a tarefa

Respondido por tanayani
30
Usando de uma mesma lógica contida em uma sequência de perguntas, podemos supor que a felicidade é igualmente a finalidade última de todos os nossos atos, mesmo de ações que parecem "ruins" por algum tempo, ou daquelas que realmente nos fazem mal e aos outros. É que, no fundo, conforme acreditam vários filósofos e psicólogos, a intenção última de toda ação ou conduta é "positiva" no sentido de que, consciente ou inconscientemente, a pessoa está buscando, por meio dessa ação, trazer, preservar, aumentar seu bem-estar, ou mesmo evitar, acabar com uma infelicidade.
É o caso, por exemplo, do jovem que "malha" todos os dias na academia para alcançar uma boa forma física ou que "racha" de estudar para passar no vestibular. São esforços, "sacrifícios", ações em que se abandona o prazer imediato em busca de um bem maior, que trará felicidade.
Infelizmente, a busca do bem-estar também está por detrás de muitos comportamentos autodestrutivos, como a dependência das drogas, do álcool e do tabaco, ou antissociais, como a violência e a delinquência, sem falar no simples egoísmo e na falta de consideração pelos demais.
Assim, afirmar que a felicidade é a finalidade última de todos os atos não é dizer que todo e qualquer ato traz felicidade. Como você já deve ter experimentado, muitas vezes o que se obtém é o oposto: buscamos felicidade e acabamos conseguindo infelicidade. Por isso é tão importante desenvolver um conhecimento mais critico sobre o mundo, sobre as coisas. Como diz o ditado popular, "nem tudo o que reluz é ouro".
Perguntas interessantes