o que é filariose?
por favor me ajudem e urgente
Soluções para a tarefa
É também conhecida como elefantíase ou filariose linfática. A filariose é uma doença infecciosa que é transmitida para as pessoas por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus que está infectado. Após a retirada do sangue pela picada do mosquito, são liberadas larvas do tipo L3.
✅ A filariose, também conhecida como elefantíase, é uma doença tropical causada por uma série de vermes nematóides que podem vivem no sistema linfático do ser humano, sendo o verme "Wuchereria bancrofti" o principal causador da doença no Brasil.
Como se dá a transmissão da doença?
O vetor, que na maioria dos casos, pode ser moscas ou mosquitos, sendo os mais prováveis o "Culex quiquefasciatus", "Chrysomya" e algumas espécies do mosquito "Anopheles", ao picar a pessoa contaminada, leva consigo as filárias - micro larvas do verme. Posteriormente, o referido vetor pica uma pessoa sadia, inoculando as larvas. Após a inoculação, tais larvas migram para os vasos linfáticos, chegando até aos nódulos linfáticos, onde permanecem até a vida adulta. Uma vez os vermes atingindo a vida adulta, produzirão as micro filárias.
Principais sintomas da filariose:
- Febre;
- Calafrios;
- Dor de cabeça;
- Aumento de volume nos membros afetados, causado pela retenção de líquidos;
- Aumento do volume dos gânglios linfáticos.
Diagnóstico da filariose.
O diagnóstico da doença se dá por intermédio de exames parasitológicos, moleculares ou imunológicos.
O exame parasitológico só deve ser realizado a partir das 22 horas. Pois, é a partir desse horário que se verifica uma maior incidência das micro filárias no sangue, decaindo novamente ao final da madrugada.
Tratamento da doença
O tratamento da doença, de um modo geral, é realizado por intermédio da administração de antiparasitários recomendado pelo médico infectologista. Dentre os antiparasitários mais recomendados temos a Ivermectina associada com o Albendazol.
Em alguns casos, pode haver a infiltração do verme adulto em alguns órgãos vitais, produzindo aumento de líquido nos mesmos. Nestes casos, recomenda-se intervenções cirúrgicas para remover a maior parte dos líquidos.
Saiba mais:
- https://brainly.com.br/tarefa/19258876
- https://brainly.com.br/tarefa/3014245
- https://brainly.com.br/tarefa/3648747
- https://brainly.com.br/tarefa/9938295
- https://brainly.com.br/tarefa/42360574
- https://brainly.com.br/tarefa/7387853