Geografia, perguntado por anaclarice6151, 1 ano atrás

o que é figura de linguagem? Exemplos com Figuras de construção ou sintaxe

Soluções para a tarefa

Respondido por AlexJOOJ
41
É um "recurso" que usamos na linguagem informal/conotativa. Exemplos de figuras sintáticas: Hipérbato, quiasmo, paralelismo, polissemia, etc.

Espero ter ajudado!! :)
Respondido por tamyresdejesus
73

Resumo sobre figuras de linguagem

O que é figura de linguagem?

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados a fim de tornar as mensagens mais expressivas e podem ser usadas tanto oralmente, quanto na linguagem escrita.

Para se estudar sobre as figuras de linguagem, é preciso entender dois conceitos:

  • Denotação: dizemos que uma palavra foi usada em seu sentido denotativo quando seu significado é literal.
  • Conotação: já as palavras com sentido conotativo são aquelas que, ao serem empregadas, ganham significado diferente do significado denotativo.

Classificação das figuras de linguagem

As figuras de linguagem podem ser classificadas em três tipos. São eles:

  • Figuras de som ou sonoras

São as figuras relacionadas ao som das palavras, como a aliteração, onomatopeia, paranomásia e assonância.

Exemplo de onomatopeia: é criada uma palavra que imite sons, como na frase "É muito blá-blá-blá e pouca ação". O "blá-blá-blá" na frase imita o som de uma conversa.

  • Figuras de construção ou sintaxe

Como o nome indica, este tipo de figura de linguagem altera a construção da frase, seja a concordância ou a ordem. São elas o zeugma, a elipse, o assíndeto, pleonasmo, anacoluto, hipérbato, elipse, anáfora, silepse e hipálage.

Exemplo de pleonasmo:

O pleonasmo trata da repetição de palavras diferentes com significados iguais, como na frase "Vou subir pra cima". Se a pessoa irá subir, obviamente é para cima

  • Figuras de palavras ou semânticas

As figuras de palavra utilizam as palavras em seu sentido conotativo, dando outro significado a estas. São figuras de palavra: paradoxo, perífrase, apóstrofe, sinestesia, gradação, antonomásia, eufemismo, antítese, comparação, metáfora, hipérbole, metonímia, prosopopeia e ironia.

Exemplo de hipérbole: se trata do exagero de uma ideia, como na frase "Chorou um rio". Obviamente, uma pessoa não pode chorar um rio, mas ao expor o pesamento desta forma, temos a ideia de que a pessoa chorou muito.

Anexos:
Perguntas interessantes