O que é família na taxonomia
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Taxonomia de Lineu é extensamente usada nas ciências biológicas. Ela foi desenvolvida por Carolus Linnaeus (Conhecido normalmente como Carl von Linné, ou em português como Carlos Lineu) no Século XVIII durante a grande expansão da história natural. A taxonomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, começando com os Reinos. Reinos são divididos em Filos. Filos são divididos em classes, então em ordens, famílias, gêneros e espécies e, dentro de cada um em subdivisões. Grupos de organismos em qualquer uma destas classificações são chamados taxa (singular, taxon), ou phyla, ou grupos taxonómicos
Explicação:
Significado de Taxonomia
O que é Taxonomia:
Taxonomia é o estudo científico responsável por determinar a classificação sistemática de diferentes coisas em categorias.
Na biologia, a taxonomia é o ramo responsável pela identificação e classificação de todos os animais e plantas que habitam a Terra, com base nas diferentes características que estes partilham entre si.
A ideia de padronizar os seres vivos surgiu a partir dos trabalhos do botânico austríaco Carl von Linné (também conhecido por Carlos Lineu, em português).
Linné foi o inventor da atual classificação dos seres vivos em diferentes grupos (conhecidos por taxons), de acordo com as suas semelhanças genéticas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
O grau de parentesco entre os seres vivos vai aumentando de acordo com a aproximação que possuem a partir do grupo “Reino” até a “Espécie”.
O “pai da taxonomia moderna”, Carl von Linné (1707 – 1778), definiu algumas regras para que seja feita a classificação biológica, por exemplo, como o uso do latim como língua oficial para escrever as classificações (pelo fato de ser uma “língua morta” e que não sofrerá futuras modificações).
Além disso, outra particularidade é a forma como o nome das espécies devem ser escritas para seres corretamente identificadas. O nome deve ser formado pelo Gênero e a Espécie a que pertence o ser vivo. Caso existam animais da mesma espécie, mas com características diferentes, são criadas subespécies para ajudar a diferenciá-los.
Exemplo: Homo sapiens sapiens (ser humano) e Homo sapiens neanderthalensis (homem de Neandertal)
Ressalta-se que o Gênero deve obrigatoriamente ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e a espécie em minúsculo, mas ambos os termos devem ser grafados em itálico ou sublinhados, de acordo com a regra.
Uma espécie é formada por um conjunto de indivíduos com as suas características particulares em comum e que conseguem se reproduzir entre si, criando uma prole fértil.
Saiba mais sobre o significado da espécie Homo sapiens.
Atualmente, os seres vivos são subdivididos em cinco Reinos que, a partir de então, vão se subdividindo em diferentes categorias, de acordo com a semelhança que possuem entre si.
Reino Monera: seres vivos unicelulares e procariontes – bactérias e cianobactérias;
Reino Protista: são os protozoários (unicelulares, eucariontes e procariontes) e as algas;
Reino Fungi: são os fungos;
Reino Plantae ou Metaphyta: são as plantas (eucariontes, pluricelulares, autótrofos e fotossintetizantes);
Reino Animalia ou Metazoa: são os animais (eucariontes, pluricelulares e heterótrofos).
Aviso: os vírus não entram nesta classificação por não serem considerados seres vivos, pois não conseguem se reproduzir.