História, perguntado por Davidmaia100, 1 ano atrás

o que e facismo, nazismo? e como o facismo chegou ao poder?

Soluções para a tarefa

Respondido por thatak1
35
O Fascismo nasceu na Itália, a base dele era ideológica. Ele emergiu (surgiu) da elite... No início, ele não era anti semita(judeus), mas depois se influenciou. (Mussolini)

O Nazismo surgiu na Alemanha, a base dele era racista (eles achavam que a raça Ariana era superior às outras), e surgiu das classes operárias (Hitler)

Depois da Primeira Guerra Mundial, onde o a maioria do povo estavam desempregados, passando fome, teve o aumento da inflação, o país estava com dívidas, e etc., Mussolini "fundou" o movimento fascista, prometendo ao povo que iria acabar com a foma/desemprego/etc. (ele falava também que iria ter a tomada do passado glorioso, que era a época do Império Romano), e o povo com aquela situação, era difícil recusar essas "propostas" do Mussolini, e assim ele conquistou o poder


Respondido por genivalmiranda
6

Resposta:

O nazismo é geralmente considerado como uma forma de fascismo, mas o nazismo, em contraste viu o objetivo do estado no serviço de um ideal daquilo que o estado supostamente deveria ser: as suas pessoas, raças, e a engenharia social destes aspectos da cultura com o fim último de uma maior prosperidade possível para eles às custas de todos os outros.

O fascismo de Benito Mussolini continuou fiel à ideologia de que todos estes fatores existiam para servir o estado e que não era necessariamente no interesse do Estado servir ou manipular algumas daquelas características. O único objetivo do governo sob o fascismo era autovalorizar como a maior prioridade da sua cultura, simplesmente sendo o Estado em si, quanto maior a sua dimensão, melhor, pelo que se pode dizer que se tratou de uma Estadolatria (idolatria do estado) governamental. A característica importante do fascismo é o nacionalismo.

O fascismo chegou ao poder em 24 de outubro de 1922, em Nápoles (Itália), os fascistas, num comício, passaram a exigir publicamente a chefia do governo. Ao mesmo tempo, os líderes do PNF organizaram uma demonstração de força: o desfile de milhares de Camisas Negras pelas ruas de Roma, em 28 de outubro de 1922, data que ficou conhecida como a Marcha sobre Roma.

Explicação:  

Crescimento do fascismo na Itália : Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), a Itália foi ignorada nos tratados que selaram o conflito. O desgaste social e econômico mal recompensado mobilizou diferentes grupos políticos engajados na resolução dos problemas da nação italiana. No ano de 1920, uma greve geral de mais de dois milhões de trabalhadores demonstrava a situação caótica vivida no país. No campo, os grupos camponeses sulistas exigiam a realização de uma reforma agrária.

Perguntas interessantes