Filosofia, perguntado por paullynh1iressa3nt, 1 ano atrás

o que é existencialismo? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por kesia1503
0
 conjunto de teorias formuladas com forte influência do pensamento de Kierkegaard, que se caracterizam pela inclusão da realidade concreta do indivíduo (sua mundanidade, angústia, morte etc.) no centro da especulação filosófica, em polêmica com doutrinas racionalistas que dissolvem a subjetividade individual em sistemas conceituais abstratos e universalistas.
Respondido por NathallyBatata
1
Existencialismo é uma doutrina filosófica segundo a qual o homem teve primeiramente uma existência metafísica, sendo que essa existência consiste no princípio para a resolução de todos os problemas.

Esta tendência filosófica que surgiu e se desenvolveu na Europa entre as duas guerras mundiais (1918-1939), é caracterizada por centrar a sua análise na existência, entendida esta não como fática ou fato de ser, mas como realidade individual mundana.

Enquanto representa uma reação humanista contra toda a forma de alienação, o existencialismo tem uma extensa série de precursores: Sócrates, Santo Agostinho, Maine de Bitan, etc. Mas, em sentido restrito, a origem do existencialismo remonta a Kierkegaard, o qual, por oposição à filosofia especulativa hegeliana, projeta uma filosofia segundo a qual o sujeito está implicado vitalmente na sua reflexão e não se limita a uma objetivação abstrata da realidade. Perante isto, defende a irredutibilidade da existência humana relativamente a qualquer tentativa idealizadora ou coisificadora.

Perguntas interessantes