Ed. Física, perguntado por EricaSilvaah, 11 meses atrás

O que é Exercício Físico?
Quais os benefícios da Atividade Física?
Quais os benefícios do exercício Físico?
O que é sedentarismos?
Quais as conseqüências do sedentarismo, na adolescência?


Soluções para a tarefa

Respondido por paracelsoxavierpfx
15

Resposta:

Por definição, “Exercício Físico é toda Atividade Física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física (CASPERSEN et alii, 1985 ).

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

Os benefícios do exercício físico na saúde são vários: controlo do peso, combate de algumas doenças e condições de saúde, aumento dos níveis de energia ou melhoramento do sono.

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Consequências para a saúde - Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio. A vida sedentária pode também ser causa direta ou indiretamente de morte súbita

Explicação:

Como exemplo, podemos citar uma caminhada de uma hora sem parar e com ritmo constante”

A frequência, a duração, a intensidade e o tipo de desporto praticado variam ao longo da vida. Mas uma coisa é certa: praticá-lo é essencial em qualquer faixa etária.

Correr, nadar, andar de bicicleta, jogar à bola ou simplesmente caminhar. O importante é dizer não ao sedentarismo, a bem da saúde. A inatividade física é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis. Por isso, a prática de desporto moderada é tão importante.

Perguntas interessantes