O que é Ética Passiva e Ética Ativa? Por favor, dê exemplos.
Soluções para a tarefa
Em filosofia distinguimos Ética passiva da Ética ativa na medida em que se ocupa com assuntos passíveis de modificação. Ela não se ocupa com aquilo que no homem é essencial e imutável, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios.
A Ética tem a Moral como base de estudo. Seu papel é a reflexão crítica da moral do grupo no contexto social e histórico em que ele se encontra. Busca questionar os fundamentos da moral e sua validade. Sendo assim, a Ética preocupa-se em analisar, na ação e reflexão, os conflitos do dia-a-dia.
Diante do comportamento humano em da sociedade, podemos ter atitudes ética passiva ou ativa. Uma atitude ética passiva é quando mesmo conhecendo princípios éticos e morais, permitimos que nossas atitudes e de outros sejam governadas por impulsos, inclinações e paixões, pela opinião alheia, pelo medo e vontade dos outros, não tendo consciência, vontade, liberdade nem responsabilidade.
A atitude ética ativa é a da pessoa que controla seus impulsos, inclinações e paixões, que se questiona sobre o sentido dos valores e dos fins estabelecidos, avalia suas ações diante das regras de conduta, age conscientemente, respeita os outros, é responsável, é autônoma.
Exemplo de atitude ética passiva é ser contra subornos e ao memo tempo, subornar um guarda de trânsito. É recriminar o não cumprimento das leis e mesmo assim, ocupar a vaga para idosos ou deficientes nos transportes públicos... uma atitude ética ativa é quando não precisamos de leis para não praticarmos atos que sabemos serem prejudiciais ao convívio em sociedade.
Bons estudos!