O que é ética?
A pergunta “o que é ética?” toca-nos constantemente, pois não raro vemos em noticiários e na mídia geral as pessoas falando sobre ética, como quando algum político faltou com a ética ao se envolver em um esquema de corrupção ou um empresário faltou com a ética ao cometer fraudes contra o sistema de arrecadação fiscal. Mas, afinal, o que é ética?
Podemos adiantar que a ética está ligada à ação das pessoas e é aquilo que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, definindo o que é o certo e o errado. A Filosofia preocupou-se com os estudos de ética desde a Antiguidade, e a Sociologia pode utilizar-se dos conceitos filosóficos que envolvem a ética para entender melhor as relações sociais entre as pessoas.
A palavra ética deriva do termo ethos, presente no grego antigo. Ethos tem duas variantes: êthos (caráter) e éthos (costume). O termo moral deriva da tradução latina para o termo éthos, que virou moris.
Em geral, ética e moral são bem parecidas. A moral consiste em um código de conduta, costumes morais e hábitos de um determinado local, enquanto a ética pretende ser a racionalização dessa moral.
A moral é criada socialmente, enraíza-se nas sociedades por meio do hábito e da tradição e diz o que pode ou não ser feito. Já a ética dedica-se a refletir sobre as ações morais, determinando o que é certo ou errado, o que deve ser mantido como um processo moral legítimo e o que deve ser retirado desse processo, para a melhor convivência entre as pessoas de uma determinada sociedade.
Francisco Porfírio
Questões:
1. Segundo o autor, a que ideia a ética está ligada?
2. Quais são as principais diferenças entre ética e moral?
3. Com o que a ética contribui socialmente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Até o século XVIII, ética e moral são sinônimos perfeitos, só modificados semanticamente devido às diferentes línguas de origem das duas palavras. No entanto, alguns filósofos modernos passam a usar as duas palavras com sentido diferentes. Kant, por exemplo, define como moral o conjunto de princípios gerais (valores civilizatórios) e ética sua aplicação concreta. Portanto, ética é sempre um agir ético.
Explicação:
Resposta:
1R: A ética está ligada à ação das pessoas e é aquilo que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, definindo o que é o certo e o errado.
2R: A moral consiste em um código de conduta, costumes morais e hábitos de um determinado local, enquanto a ética pretende ser a racionalização dessa moral.
3R: A ética dedica-se a refletir sobre as ações morais, determinando o que é certo ou errado, o que deve ser mantido como um processo moral legítimo e o que deve ser retirado desse processo, para a melhor convivência entre as pessoas de uma determinada sociedade.
Bons estudos
Explicação: