O que é estrutura social?
o caso do Brasil
Soluções para a tarefa
INTRODUÇÃO:
Estrutura Social é um sistema de organização da sociedade que decorre da inter-relação e posição (status social) entre seus membros. ... Dessa maneira, a Estrutura Social estabelece uma série de direitos e deveres praticados pelos diversos grupos que constituem uma sociedade.
RESPOSTA BEM EXPLICADA:
Estrutura Social:
Estrutura Social é um sistema de organização da sociedade que decorre da inter-relação e posição (status social) entre seus membros. É determinada por diversos fatores, dentre os quais econômico, político, social, cultural, histórico e religioso.
Estrutura Social é um sistema de organização da sociedade que decorre da inter-relação e posição (status social) entre seus membros. É determinada por diversos fatores, dentre os quais econômico, político, social, cultural, histórico e religioso.Dessa maneira, a Estrutura Social estabelece uma série de direitos e deveres praticados pelos diversos grupos que constituem uma sociedade.
Sociedade e Estratificação Social:
A Sociedade é definida por um conjunto de pessoas (chamadas de atores sociais) que compartilham interesses e valores num determinado espaço social.
A Sociedade é definida por um conjunto de pessoas (chamadas de atores sociais) que compartilham interesses e valores num determinado espaço social.Em outras palavras, a sociedade é uma totalidade formada por diversos grupos que interagem entre si, sendo que todas as sociedades possuem uma estrutura social.
De tal forma, cada sociedade possui uma estrutura social definida por valores e comportamentos dos indivíduos constituintes, os quais desempenham diversos papéis sociais.
Os grupos sociais, por sua vez, estabelecem relações por meio de padrões sociais e culturais, cuja estrutura foi definida historicamente.
A Estratificação Social está intimamente relacionada com o de Estrutura Social. Isso porque a sociedade se divide em estratos ou camadas sociais de acordo com uma série de fatores, tais como políticos, religiosos, étnicos, dentre outros.
Essa estratificação pode ocorrer por meio do sistema de castas e também por estamentos (sociedade estamental), donde ambas não admitem a mobilidade social.
Ademais, as classes sociais existentes (basicamente dividida entre ricos e pobres) é um termo associado ao sistema capitalista vigente.
A classe alta (ricos) detém o poder e os meios de produção e, por outro lado, a classe baixa (pobres) é formada pelos trabalhadores e/ou operários.
A classe alta (ricos) detém o poder e os meios de produção e, por outro lado, a classe baixa (pobres) é formada pelos trabalhadores e/ou operários.As estruturas sociais abrangem duas vertentes:
A classe alta (ricos) detém o poder e os meios de produção e, por outro lado, a classe baixa (pobres) é formada pelos trabalhadores e/ou operários.As estruturas sociais abrangem duas vertentes:Visão macrossociológica, que está pautada na atuação das Instituições Sociais.
A classe alta (ricos) detém o poder e os meios de produção e, por outro lado, a classe baixa (pobres) é formada pelos trabalhadores e/ou operários.As estruturas sociais abrangem duas vertentes:Visão macrossociológica, que está pautada na atuação das Instituições Sociais.Visão microsociológica, que se pauta no estudo do sistema social a partir do comportamento dos indivíduos que fazem parte da sociedade.
Classificação:
Conforme o campo de atuação, a estrutura social é classificada em diversas esferas institucionais, a saber:
▪Estrutura Familiar
Estrutura Familiar▪Estrutura Política
Estrutura Familiar▪Estrutura Política▪Estrutura Econômica
Estrutura Familiar▪Estrutura Política▪Estrutura Econômica▪Estrutura Cultural
Estrutura Familiar▪Estrutura Política▪Estrutura Econômica▪Estrutura Cultural▪Estrutura Religiosa
Estrutura Familiar▪Estrutura Política▪Estrutura Econômica▪Estrutura Cultural▪Estrutura Religiosa▪Estrutura Educacional
Estrutura Familiar▪Estrutura Política▪Estrutura Econômica▪Estrutura Cultural▪Estrutura Religiosa▪Estrutura Educacional▪Estrutura Militar
Estrutura Social Brasileira:
A desigualdade social é um problema gerado principalmente pela diferença entre os estratos sociais. Esse fato é notório no Brasil, uma vez que a diferença entre as classes sociais no país é algo gritante.
No entanto, esse panorama vem adquirindo outro aspecto com o passar dos anos. O Brasil é um dos países do mundo que tem apresentado as mais altas taxas de mudança social nas últimas décadas. Isso decorre da implementação de políticas públicas de inclusão e de transformações econômicas e sociais no país.
ESPERO TER AJUDADO♡