O que é estratificação social no sistema capitalista?
Soluções para a tarefa
O termo estratificação social é usado, no campo da sociologia, para a classificação que envolve indivíduos em grupos de acordo com suas condições socioeconômicas. Quando uma pessoa ou um grupo social leva vantagem e tem privilégios em detrimentos de outros, dá-se o nome de estratificação social.
Trata-se de uma característica histórica da sociedade e pode ser observada desde o início das civilizações. Não envolve apenas critérios econômicos, mas leva em consideração também as crenças e as práticas culturais. Comumente, na cultura ocidental capitalista, as divisões acontecem em três níveis principais: classe baixa, classe média e classe alta.
Dessa forma, a sociologia busca entender como uma determinada sociedade se organiza através de uma hierarquia. Dois estudiosos dedicaram parte de suas vidas para compreender o funcionamento da estratificação social. O primeiro deles, o alemão Karl Marx, denomina os grupos sociais como “classes”, enquanto o segundo, Max Weber, também alemão, utiliza a palavra “estamentos” para designar essas divisões.
Resposta:
Estratificação Social em Karl Marx
A burguesia, dona dos meios de produção, emprega a classe proletária, que tem apenas sua força de trabalho para vender ao mercado, no caso. A exploração das classes proletárias pela burguesia marca a desigualdade social e acentua a estratificação.
Explicação:
Espero ter ajudado❤