o que e estimativa da soma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
ESTIMATIVA É O RESULTADO DE UM CÁLCULO APROXIMADO. Vejamos como poderíamos fazer um cálculo estimado de 23 x 19. Os números 23 e 19 são próximos a 20, portanto 23 x 19 é próximo a 20 x 20, ou seja, a 400. Portanto, uma estimativa de 23 x 19 é em torno de 400.
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
Estimar consiste em formar um juízo aproximado relativamente a um valor, um cálculo, uma quantia, um peso, uma medida, etc. A estimativa é utilizada desde há muitos séculos, pelo menos desde que se começou a tentar medir a área de terrenos e o tempo. Muitas outras importantes aplicações da estimativa têm ocorrido ao longo dos tempos. É o caso do valor p, estimado por Arquimedes, há mais de 2000 anos (228/71 < p < 22/7) ou da estatística, surgida em tempos mais recentes, que procura fazer estimativas, por exemplo, relativamente a populações, tendo por base amostras.
Será importante ensinar as crianças e os jovens a fazer estimativas? Sem dúvida. Por um lado, há situações em que não se consegue fazer cálculos exatos e é necessário estimar. Isto passa-se, por exemplo, quando precisamos de estar a uma hora exata num local mais ou menos distante e se torna necessário calcular o tempo necessário para lá chegar, deixando uma margem de segurança para qualquer imprevisto. Noutras situações, estimar simplifica o trabalho mental. Ainda hoje temos dificuldade em pensar em valores elevados em euros. Por isso, quando vemos um anúncio de um carro, para temos a noção do seu preço, tentamos raciocinar em contos, já que os nossos valores de referência se encontram alicerçados nesta moeda. Assim, rapidamente dividimos o valor em euros por 5, já que 5 euros é aproximadamente 1 conto. Trata-se de um processo rápido e eficaz, que dá um valor aproximado.
Se, no ensino da matemática, se ignorar a estimativa, ensinando-se apenas procedimentos que conduzam a respostas exatas e únicas, ignora-se uma parte da matemática e impede-se as crianças e os jovens de ganharem experiência e confiança a esse nível. Os pais podem também ajudar os filhos nesse domínio. Com efeito, muitas são as situações do quotidiano em que usamos a estimativa como forma de resolução de problemas, e em que eles podem ser chamados a colaborar. Seguem-se algumas sugestões de atividades que os pais podem realizar com os filhos, ajudando-os a desenvolver estratégias para estimar. Trata-se de problemas a resolver ou de situações lúdicas, que terão de ser selecionadas de acordo com a idade e os conhecimentos das crianças ou dos jovens.