O que é Estado? E como surgiu o Estado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Estado surgiu da necessidade que o Homem encontrou em controlar o convívio de diversos sociais de um mesmo território, e, como forma de se estabelecer um certo limite e ordenamento nas atitudes dos sociais nesse ambiente
Explicação:
- 1 - O que é o Estado?
R: Murray N. Rothbard definiu o Estado em seu livreto, Anatomia do Estado, da seguinte maneira:
"[...] o Estado é aquela organização social que tenta manter o monopólio do uso da força e da violência em determinada área; mais especificamente, é a única organização da sociedade que não arrecada por meio de contribuição ou pagamento voluntário, e sim por meio da coerção, com os impostos."
- 2 - E como surgiu o Estado?
R: Existem várias teorias porém a mais coerente é a do bandido estacionário. Que é da seguinte maneira: existiam os pilhadores e os produtores, como deve-se imaginar os pilhadores saqueavam a riqueza produzida pelos produtores. Chegou uma hora que os pilhadores pensaram que era muito mais fácil, simples e eficiente que invés deles matarem toda a vila que saquearam, eles apenas roubarem por exemplo, 50% da riqueza e depois de algum tempo saqueavam novamente, se fixando naquele lugar. A população (produtores) começa a aceitar os pilhadores no local pois acredita que é menos pior esses bandidos roubarem 50% e protegerem a vila de outros bandidos que eles não conhecem bem ou que podem fazer um genocídio no local. Ao longo do tempo, os pilhadores financiam algumas pessoas da vila por conveniência financeira ou por ignorância para legitimarem o Estado.
E com isso, os bandidos que se fixaram no lugar começam a criar bandeiras, hinos, músicas, coisas culturais, e etc para fazerem com que eles se "legitimem" no lugar fazendo até com que a população ache que eles ali são necessários, como é hoje.
Um fenômeno bem legal que acontece também ao longo do tempo, é que os próprios filhos dos bandidos começam a esquecer que os os pais, avós, tataravós e etc fizerem uma chacina no local para se fixarem ali, e a população também esquece.
Nesse contexto, o Estado pode ser definido sociologicamente de outra maneira, que foi definida por Franz Oppenheimer em seu livro The State:
" [...] O Estado, em sua gênese [...] é uma instituição social imposta por um grupo vitorioso de homens a um grupo derrotado, com o único objetivo de regulamentar o domínio do grupo vitorioso sobre o grupo derrotado e de se garantir contra a revolta no interior de seu território e também de ataques estrangeiros. Teleologicamente, este domínio não tem outro objetivo que não o da exploração econômica dos derrotados pelos vencedores."