Biologia, perguntado por Desconectadaa, 6 meses atrás

O que é espécies, e qual o número de espécies encontradas no Parque nacional dos Òrgãos? 15 pontos e a coroa pra o ou (a) que responder melhor! :)

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenzogh
1

Resposta:

Para Mayr, "espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos." No parque há 2.800 espécies de plantas catalogadas por cientistas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis.

Explicação:

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), segundo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas por cientistas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem no parque).

No sistema taxonómico a espécie faz parte da classificação científica dos seres vivos. Darwin em origem das espécies diz, "considero o termo espécie uma classificação arbitrária, atribuída por conveniência a um conjunto de indivíduos que se assemelham muito entre si, e que não difere em essência do termo variedade." Porém, não existe um consenso entre os biólogos de qual seria o conceito e a definição para esse termo ESPÉCIE. Segundo o biólogo alemão Ernst Mayr, "espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos." Para Lineu (que se baseava em Aristóteles), a espécie era uma entidade real, imutável e constante. Além disso, para Aristóteles “cada espécie possui uma essência própria, universal, compartilhada por todos os indivíduos que pertençam à mesma espécie” (Aristóteles, 383-322 A.C.).

Podemos dizer que morfologicamente a espécie seria definida pela semelhança. Por exemplo, em seres que reproduzem assexuadamente. Já ecologicamente falando a espécie seria analisada pelo nicho ecológico (variáveis ambientais, temperatura, pH, etc). E no conceito filogenético a espécie seria definida num grupo menor seres vivos que apresentam um ancestral comum. Mas, isso depende de análise das sequências entre as células e níveis moleculares além de verificações morfológicas.

Portanto, mais aprofundado que isso - nesse conceito de espécie - se faz necessário estudar cladística (sistemática filogenética).


Desconectadaa: Muito obrigada!
Desconectadaa: Vou dar como melhor:)
lorenzogh: Obgd! =)
Desconectadaa: denada:)
Perguntas interessantes