O que é espaço sagrado
Soluções para a tarefa
Explicação:
Igreja, Templo, Terreiro, Loja, Círculo, Roça, Sinagoga, Mesquita, Encruzilhada, Centro: os espaços sagrados
Homens e mulheres de fé constroem locais para se conectarem com o divino.
BOM DIA
ESPAÇO SAGRADO
O estudo das diversas tradições religiosas nos defronta com enorme multiplicidade de relações entre o espaço, experiência sensorial, e a transcendência. Ao estudar o espaço do sagrado, deparamo-nos com a pergunta: Qual a relação que, em uma determinada tradição religiosa, o espaço entretém com a transcendência?
Esse número de Diálogo se propõe a analisar algumas interpretações do espaço sagrado. A título de introdução consideramos aqui o fenômeno religioso na sua globalidade. O espaço é dito sagrado na medida em que interfere na vida das pessoas e da comunidade, quer como localização da transcendência, quer como sua representação espelhada no universo, com todas as consequências daí decorrentes para a determinação de atitudes religiosas e configuração da vida nesta terra e depois da morte.
Como representação da transcendência. Observa-se nas religiões um movimento de localização do divino, inerente à natureza humana, tanto para evitar que o sagrado invada toda a vida, como para situar o lugar de entrar em relação com o Transcendente. Surgem, assim, as múltiplas formas de espaço sagrado: o Templo e as catedrais, nas tradições bíblico-cristãs, a Ka’aba, na islâmica, e os santuários, em particular femininos, como os da Virgem.