Contabilidade, perguntado por fabiana475, 1 ano atrás

o que é escarlatina como ela pode ser feita

Soluções para a tarefa

Respondido por alessandra3211
2

A escarlatina é uma doença causada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A, também conhecida como Streptococcus pyogenes. O S. pyogenes é a mesma bactéria que provoca outras infecções, tais como:

– Faringite ou amigdalite bacteriana (leia: DOR DE GARGANTA – FARINGITE E AMIGDALITE).
– Erisipela (leia: ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento).
– Impetigo (leia: IMPETIGO COMUM e IMPETIGO BOLHOSO | Sintomas e tratamento).
– Glomerulonefrite pós-infecciosa aguda (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?).
– Febre reumática (leia: FEBRE REUMÁTICA | Sintomas e tratamento).

Na verdade, a escarlatina é uma reação do organismo a toxinas produzidas pela bactéria Streptococcus pyogenes, geralmente durante um episódio de faringite ou amigdalite bacteriana. Mais raramente, a escarlatina pode desenvolver-se devido a um quadro de impetigo ou erisipela.

Toxinas produzidas pelo Estreptococo beta hemolítico do grupo A desencadeiam uma reação inflamatória na pele, que manifesta-se tipicamente com exuberantes manchas vermelhas por todo o corpo, sinal mais típico da escarlatina.

A escarlatina, porém,  só ocorre em cerca de 10% das faringites por Streptococcus pyogenes, porque nem todas as pessoas apresentam sensibilidade às toxinas produzidas pela bactéria. É perfeitamente possível, por exemplo, haver em uma mesma casa um irmão que desenvolva escarlatina e outro que tenha apenas um quadro comum de amigdalite. Tudo depende da forma com o sistema imunológica de cada indivíduo reage à presença das toxinas produzidas pelo Estreptococo.

A escarlatina é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos. A partir da adolescência, mas de 80% das população já possui anticorpos contra as toxinas do Estreptococo, motivo pela qual a escarlatina é pouco comum nos adultos e não costuma surgir mais de uma vez na vida.

Perguntas interessantes