Ed. Física, perguntado por zuleikapalzuk, 10 meses atrás

o que e eqlibrio e como ele e utilizado nas atividades circense

Soluções para a tarefa

Respondido por ruangabrielbr1
1

Resposta:

nao sei

Explicação:

ssascs


zuleikapalzuk: o que e isso Ssascs?
zuleikapalzuk: QUE RESPOSTA MAIS DEMORADA
ruangabrielbr1: e zueira
Respondido por conceicaofelix98
1

Resposta:

Es indispensable que los educadores conviertan las actividades de circo enartes del circo para que en el área de la educación física, el arte del circo sea realmente una vía de expresión – comunicación corporal (INVERNÓ, 2003).

A expressividade nesse trabalho compreende as brincadeiras cantadas, as atividades circenses, ginastica e danças, por envolver ritmos, criações, comunicação pelo movimento e relações intra e interpessoal, são aqui entendidas como manifestações corporais expressivas.

Nesse texto, não há uma preocupação como o aprofundamento da história do circo, mas nas leituras sugeridas sobre o tema, estão disponíveis vários textos sobre a arte do circo e sua evolução ao longo do tempo.

O circo conforme (DUPRAT e BORTOLETO, 2003) é um conhecimento milenar, por muito tempo enigmático, marginalizado, restrito, porém sempre fantástico. Para esses autores, a transformação do circo nessa nova configuração, também chamada de circo novo, diferente do formato antigo, tradicional, possibilitou abertura para o acesso e disseminação de diferentes conhecimentos. Esse fato possibilitou uma abrangência de profissionais e estudiosos de outras áreas, como o teatro, dança e por consequência, os profissionais de Educação Física escolar.

As atividades circenses, segundo (DUPRAT e BORTOLETO, 2003), aparecem como representante da renovação dos conteúdos da Educação Física escolar. Esses autores consideram que essas atividades se constituem em uma nova opção para os professores de Educação Física, mas destacam que ainda é explorada de modo tímido e pontual.

A Educação Física escolar, como qualquer outra área do conhecimento, está em constante busca, por isso, o novo é sempre muito bem-vindo, mas precisa de cautela, pois em “face ao novo, não repele o velho por ser velho, nem aceita o novo por ser novo, mas aceita-os na medida em que são válidos”. (FREIRE. P, 1983). Isso significa que a Educação Física não necessita de novidades, mas de transformações. Por isso, não é apenas de novas atividades, mas de uma pedagogia que dê novos significados, mesmo às práticas já conhecidas. Para atender às novas necessidades e contribuir para a transformação pessoal e social, a Educação Física deverá situar-se em relação a esse novo papel.

Nesse sentido, ao organizar um programa envolvendo as atividades circenses para as aulas de Educação Física, necessita observar alguns critérios, pois para essas atividades, segundo (DUPRAT e BORTOLETO, 2003), precisam ser discutidas as características de sua aplicação nos âmbitos recreativos, educativos, social e profissional. Esses autores consideram ainda, que esse contexto é favorável aos profissionais de Educação Física, pois a compreensão desse novo perfil de público, seus objetivos, necessidades, possibilidades, serão tarefas fundamentais ao profissional da área. E consequentemente, será necessário o desenvolvimento de uma pedagogia que dê conta dessas novas necessidades e desse novo espaço de atuação. Diante disso, (DUPRAT e BORTOLETO, 2003) ao citar Invernó (2003), Consideram:

O circo como uma atividade expressiva, que reúne toda uma série de conhecimento de alto valor educativo, que lhe dão coerência e justificam sua presença no currículo educativo. Uma atividade que requer uma pedagogia própria, ou ao menos preocupada com suas particularidades.

No contexto da Educação Física escolar, as atividades circenses descortina um universo de possibilidades de aplicação nas aulas. Para (BORTOLETO e MACHADO 2003), a inserção das atividades circenses na escola se justifica pelo fato de que ela enquanto instituição de ensino comprometida em transmitir o legado cultural, não pode ser indiferente a esse conteúdo. Além do aspecto cultural, as atividades circenses possibilitam o desenvolvimento de outras habilidades que podem ser analisadas sobre diferentes perspectivas. Para a Educação Física que defende a diversidade de ações para o enriquecimento do acervo cultural e motor, além de acreditar que o movimentar-se constitui em manifestações expressivas, as atividades circenses, desde que respeitadas algumas ressalvas, podem ser grandes aliadas da educação física escolar. Entre as muitas possibilidades que essas atividades oferecem para as aulas, conforme o quadro a seguir, é importante considerar os espaços e os recursos materiais disponíveis, o conhecimento prévio dos alunos em relação às habilidades a serem desenvolvidas, para a escolha e o sequenciamento das atividades.

espero te ajudado !

Perguntas interessantes