Português, perguntado por valeriasilvadiniz, 1 ano atrás

O que é enunciação ,de acordo com o linguista Émile Benveniste?

Soluções para a tarefa

Respondido por BellCris12
0

Resposta:

Em outros textos a questão da intersubjetividade também se coloca. Nos ensaios de Estética da criação verbal aqui focalizados, Bakhtin critica o tratamento que a linguística do século XIX7 dá à comunicação verbal, a partir de uma “estimativa errada das funções comunicativas da linguagem”, desconsiderando a “forçosa relação do falante com os outros parceiros da comunicação verbal” (1992, p. 289). Para ele, a compreensão de uma fala viva é sempre acompanhada de uma atitude responsiva ativa: o ouvinte concorda ou discorda, completa, adapta, apronta-se para agir desde as primeiras palavras emitidas pelo locutor (1992, p. 190); o próprio locutor é um respondente, já que toma a palavra na cadeia complexa de outros enunciados.

A compreensão responsiva ativa pressupõe o princípio dialógico e a noção de alteridade como constitutivos do sentido, o que faz da

Explicação:

Nesse aspecto, podemos aproximá-lo de uma perspectiva como a de Benveniste que, na interpretação de Flores (2004), faz da enunciação um conceito geral que só tem sentido para o individual, instituindo um sistema teórico apto a tratar da singularidade que habita a regularidade.

RESUMIDO NA EXPLICAÇÃO. ESPERO TER AJUDADO...

Perguntas interessantes