Física, perguntado por giovanna5321, 10 meses atrás

O que é energia? De onde ela vem?

Soluções para a tarefa

Respondido por iamart16
2

Resposta:

Não há uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc.

Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica.Energia renovável e não renovável

Os tipos de energia provenientes de fontes finitas (fontes de energia que terão um fim) são denominados de energias não renováveis. Esse é o caso da energia gerada a partir dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão. Já a energia gerada a partir de fontes que possuem capacidade de reposição natural são denominadas de energias renováveis ou limpas. Esse é o caso da energia proveniente da luz do sol e da energia oriunda da força dos ventos (energia eólica).

Principais formas de energia

Energia cinética: É a energia associada ao movimento dos corpos. Quanto maior for a velocidade em que um corpo movimenta-se, maior será a sua energia cinética.

A equação abaixo define matematicamente a energia cinética. Na equação, m é a massa do elemento que se movimenta e v é a sua velocidade.

Ec = m.v2

2

Energia potencial: A energia armazenada em virtude da posição de um corpo em relação à superfície é denominada de energia potencial gravitacional. Quanto mais alto estiver um objeto em relação ao solo, maior será a sua velocidade ao chegar ao chão caso ele inicie uma queda. Matematicamente, a energia potencial gravitacional é dada pelo produto entre a massa do corpo, a altura e a gravidade.

Epg = m.g.h

Quando a energia potencial estiver associada à deformação de um material elástico, ela será chamada de energia potencial elástica, e seu cálculo dependerá da deformação (x) causada no material e de uma constante (k) que determina a elasticidade do material.

Epe = k.x2

2

Energia térmica (Calor): O calor é a energia térmica associada à energia cinética das moléculas que compõem um elemento. A manifestação do calor só ocorrerá caso exista diferença de temperatura entre dois corpos.

Energia química: É a energia liberada ou formada a partir de reações químicas, como a energia produzida por pilhas e baterias.

Energia solar: É a energia proveniente da luz do sol. Essa forma de energia pode ser aproveitada na geração de energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas, por exemplo.

Energia eólica: É a energia proveniente do movimento das massas de ar. Pode-se aproveitar a força dos ventos para girar hélices e turbinas na produção de energia elétrica.

Energia nuclear: É a energia obtida a partir do fenômeno da fissão nuclear, em que ocorre a divisão do núcleo de um átomo, gerando a liberação de uma grande quantidade de energia.

Resumo:A energia manifesta-se de diferentes formas e está relacionada com a capacidade de produção de ação e movimento em um corpo.

Respondido por tmatheusdiniz
2

Olá.

Bom, energia é um conceito bem abstrato, pois é algo que não conseguimos tocar nem ver, mas ela está presente em nosso cotidiano.

Através da expressão do trabalho: ´´T = F.D´´ , por exemplo, podemos calcular quanto de energia demandamos para realizar um certo trabalho.  Em que T é o trabalho, F é a força necessária e D é o deslocamento.

A unidade do trabalho é Joules. Considere que Joules é como se fosse uma moeda que você pode trocar por um certo tipo de energia.

Exemplo: Para você carregar uma caixa de um lugar a outro, você precisa de x Joules. Então, é como se esse Joules no meio do percurso se transformasse em energia mecânica nesse caso do exemplo. Que é a energia ´´responsável´´ pelo movimento.  

Os tipos de energia variam e existem muitos.

Exemplo: Energia elétrica que é a energia responsável por fazer os elétrons se movimentarem de forma que não se repilam; e, com isso, consigam fazer um lâmpada acender, por exemplo.

por fim, Uma das teorias mais aceitas a respeito de onde a energia é proveniente, é a que diz que a energia total que temos hoje é advinda do início do nosso universo, de forma que desde lá não houve alteração da quantidade de energia total. Como se você guardasse uma certa quantidade de açúcar numa caixa totalmente fechada; e essa quantidade permanecesse sempre a mesma ao longo dos anos.  Lembrando que isso é só um exemplo prático. como dito lá em cima não podemos tocar nem enxergar a energia. ela não se cria nem é destruída, e sim apenas se conserva desde o início do nosso universo.

Bons estudos!

Perguntas interessantes