O que é empreendedorismo civil? Dê exemplos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Empreendedorismo na Construção Civil. O perfil empreendedor vem crescendo dentro da Engenharia Civil. Considerado tradicionalmente uma profissão com emprego garantido, as mudanças de mercado fizeram os profissionais considerarem a possibilidade de se tornar seus próprios patrões.
Resposta:
1. Identifique o nicho de mercado para atuação
Além de optar por investir, é necessário saber onde aplicar seus recursos, portanto, busque oportunidades e ramos de atuação em que o mercado não esteja saturado de ofertas.
Para isso, é válido elaborar um estudo verificando os prós e contras das áreas de atuação. Algumas opções no contexto atual são:
reformas — como o preço de aquisição de imóveis, muitas vezes, não está dentro do orçamento do consumidor, uma boa opção é reformar e readequar as edificações já existentes;
reparos nas instalações — sejam as instalações elétricas ou hidráulicas, a manutenção e reparos são tarefas específicas e necessárias ao longo da vida útil da edificação. Por se tratar de serviços específicos, ainda existem poucas empresas atuando exclusivamente nessas áreas.
Então, a dica principal é: busque empreender em áreas onde a demanda seja maior que a oferta de empresas do ramo.
2. Mantenha uma rede de contatos
O networking é uma ótima ferramenta para encontrar parceiros e oportunidades de negócios. Assim, conheça seus fornecedores e clientes e mantenha o contato com ambos. Além disso, uma alternativa para expandir sua rede de contatos é frequentar feiras e eventos relacionados à sua área.
O relacionamento com os fornecedores é válido, pois a parceria pode resultar negócios para ambos, além de permitir que o profissional esteja sempre atualizado e ciente das tendências de mercado.
Já o relacionamento com clientes pode proporcionar contratos e também feedback, que é uma ferramenta importante para aprimorar os serviços e atendimentos prestados
3. Planeje o investimento
Planejar o empreendimento engloba desde o estudo de viabilidade até a definição de metas e métricas relacionadas ao resultado almejado. Para isso, verifique os objetivos de seu empreendimento e de que forma alcançá-los. Uma vez em atividade, pondere sobre os resultados obtidos e, caso necessário, elabore um plano de correção.