O que é doping ?
O que é wada ?
Quem é responsável por aplicar exames antidoping ?
Quem precisa realizar exames antidoping
Quais são os critérios para escolher o atleta que fará o exame antidoping ?
Porque o do ping não é legalizado ?
Doping faz mal à saúde ?
Quais as punições possíveis para o doping ?
Se um atleta tomar medicamento proibido pela wada por recomendação médica ele pode competir ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Doping é caracterizado pelo uso de substâncias que podem alterar a resposta do corpo frente a um estímulo. Na maior parte dos casos, o doping é realizado por pessoas que pretendem potencializar seu rendimento, força, agilidade ou até mesmo perda de peso.
2-É uma organização criada pelo Comitê Olímpico Internacional(COI) e é responsável por determinar as substâncias proibidas e combater a prática de doping entre os atletas.
3-Por esse motivo, a WADA (Agência Mundial Antidoping) foi desenvolvida para classificar, realizar exames e demais procedências para evitar o doping entre os atletas. Ou seja, essa agência é a responsável por realizar exames antidoping para evidenciar se o esportista está dopado ou não.
4-Quem precisa realizar exames antidoping? Qualquer atleta que dispute competições profissionais.
5-Competidores podem ser escolhidos de forma aleatória (por sorteio após um jogo de futebol, por exemplo) ou depois que se destacaram em uma prova. Também podem ser testados a qualquer momento, mesmo fora de competições.
6-O argumento principal usado por entidades como o COI e a Wada é a necessidade de se garantir uma disputa justa, com oportunidades iguais para todos. Também afirmam que a prática vai contra os "valores e regras do esporte" e pode trazer riscos à saúde dos atletas.
7-Dentre os principais efeitos que pode causar ao organismo destacam-se a insônia, a hipertensão arterial, diabetes, úlceras gástricas, perda de massa óssea e dificuldades de cicatrização das feridas.
8-Um atleta flagrado pelo exame antidoping tem o direito de tentar se explicar, mas, se for comprovado o doping, ele é punido conforme a substância utilizada. A penalidade mais comum é a suspensão, que pode variar de três meses a dois anos. Em caso de reincidência, o competidor pode até ser excluído por toda a vida.
9-Somente se conseguir obter uma isenção por uso terapêutico.