Biologia, perguntado por TakashiOmega, 1 ano atrás

o que é dominancia completa e incompleta?

Soluções para a tarefa

Respondido por supremo1
56
Dominância completa (ou absoluta) é aquela em que acorre somente dois fenótipos: o dominante (AA ou Aa) ou o recessivo (aa). Como exemplos de dominância completa, podemos citar os experimentos de Mendel com ervilhas.
-Caráter: cor da semente
Dominante: Amarela
Recessivo: Verde

-Caráter: Forma da semente
Dominante: Lisa
Recessivo: Rugosa

Já na dominância imcompleta (codominância ou semi-dominância) os genes alelos não apresentam relações de dominância e recessividade e são denominados alelos intermediários ou codominantes. Isto significa que, num heterozigoto, ambos os alelos influem na característica. Há um fenótipo intermediário, por exemplo: a maravilha apresenta uma variedade de flores vermelhas e outra de flores brancas. O cruzamento entre elas produz descendentes de flores róseas. Obs.: esse caso também é conhecido como herança sem dominância.

TakashiOmega: mt obrigado ^^
supremo1: de nada...
Respondido por vchinchilla22
34

A dominância é uma relação entre alelos do mesmo gene, na qual se mascara a expressão são possíveis três combinações de alelos - genótipo AA, Aa e aa. A dominância completa é a forma mais simples de interação alélica em características determinadas por um único gene. Enquanto que, a dominância incompleta os homozigotos são fenotípicamente diferentes de heterozigotos.

A dominância completa é aquele em que um gene dominante se manifesta completamente sobre um gene recessivo, o domínio é absoluto. Enquanto que, os cruzamentos com dominância incompleta são aqueles em que não há característica dominante ou recessiva.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1661264

Anexos:
Perguntas interessantes