Matemática, perguntado por CarineReis1, 1 ano atrás

O que é dengue e como pode ser evitada?

Soluções para a tarefa

Respondido por MatheusCaldas10
2
a dengue e e um virus transmissor chamado de Aedes aegypti,e a maneira de evita-los e não deixar aqua parada  
Respondido por letyciamelo
2
Agente causador da dengue: A dengue é causada por vírus da família dos arbovírus. Existem 4 cepas diferentes do vírus da dengue que estão em circulação em áreas tropicais, como o Brasil. Não confunda o vírus com o mosquito transmissor.
A dengue é transmitida através de um vetor bem conhecido – o mosquito Aedes aegypti. Na verdade, quem pica os seres humanos e transmite a dengue são as fêmeas desses mosquitos que necessitam do sangue (alimento altamente nutritivo) para conseguirem colocar seus ovos. Os machos são herbívoros e sugam seiva de planta para se alimentarem.

O mosquito da dengue é um animal pequeno, com cerca de 1 cm. Em geral, apresenta coloração preta ou marrom escuro com manchas brancas ao longo do corpo e das patas.

Este mosquito possui hábitos crepusculares, picando em geral no início da manhã e no início da noite. Para que ocorra a transmissão, é necessário que uma fêmea de Aedes aegypti pique uma pessoa infectada e ingira os vírus presentes no sangue do doente. Ao picar outra pessoa, a fêmea injeta um pouco de saliva anestésica e, com ela, alguns vírus. O mosquito Aedes pode também transmitir febre amarela.
A dengue é uma doença grave que pode matar. A dengue clássica (forma mais tradicional da doença) geralmente começa a apresentar sintomas após três dias da picada. Em geral, os sintomas duram entre cinco e seis dias. Os principais sintomas da dengue são: febre alta de início súbito, fortes dores de cabeça (principalmente atrás dos olhos), muitas dores nos ossos e articulações, manchas pelo corpo, vômitos e náuseas.

A dengue hemorrágica geralmente acomete pessoas que estão sendo infectadas pela 2ª ou 3ª vez pelos diferentes vírus da dengue. A dengue hemorrágica possui os mesmos sintomas iniciais da dengue clássica, porém evolui rapidamente para sintomas mais graves que incluem sangramentos nas mucosas (boca e gengivas, por exemplo), dificuldades respiratórias, confusão mental, sede excessiva e perda de consciência. A dengue hemorrágica leva cerca de 5% dos pacientes à morte.

Veja no infográfico a seguir, retirado do site G1.globo.com, os principais sintomas dos dois tipos de dengue:

Sintomas da dengue
Tratamento da dengue
Não há tratamento específico para a dengue. Como é causada por um vírus, não há antibióticos para combatê-la. Assim, o tratamento da dengue é sintomático, ou seja, trata-se os sintomas para fortalecer o paciente.

Prevenção da dengue
Não há vacina contra a dengue. Por tal motivo, a melhor maneira de se prevenir a dengue é combatendo o vetor. Para isso, é necessário bloquear o ciclo reprodutivo do mosquito. A fêmea do mosquito da dengue costuma colocar ovos próximos a água limpa e parada. A fêmea não coloca os ovos dentro da água e sim próximos a ela, esperando que o nível de água suba.

Os ovos podem ficar inertes por meses até que a água encoste neles e estimule seu desenvolvimento. Os mosquitos Aedes aegypti são altamente adaptados ao ambiente humano. Por tal motivo é de suma importância evitar deixar água parada em recipientes que possam servir de criadouros de larvas.

Perguntas interessantes