O que é cultura de massa? De posse dessa informação, agora você já consegue falar mais sobre o assunto. A cultura de massas está conectada aos tempos modernos e ao advento da industrialização, em que uma nova forma de cultura foi criada e difundida para as grandes massas de trabalhadores que precisavam ocupar seu tempo entre o horário da cama e da fábrica. O termo “cultura de massas” serviu, portanto, para antagonizar (ser contrário) a chamada cultura erudita, feita por e para as elites. Enquanto a chamada “alta cultura” era destinada aos donos das fábricas e aos 42 endinheirados, o povo se contentava com produtos e serviços de, em tese, menor qualidade, ligados aos anseios dessa sociedade industrializada. E o que é Indústria Cultural? Produções artísticas e culturais padronizadas e massificadas fazem parte do conceito. O conceito desenvolvido por Theodor Adorno e Max Horkheimer, filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt (considerados pensadores da teoria crítica) se referem à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista. Dessa maneira, músicas, filmes, espetáculos e outras obras, são desenvolvidos sob a lógica de produção em massa. Há um pensamento dominante que passa a influenciar o modo como os artistas produzem e como os telespectadores consomem a cultura. Nesse conceito, um quadro ou uma música são reproduzidos de forma padronizada, mesmo que possuam cores e estilos diferentes. Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante. Indústria Cultural Nesse cenário, a indústria cultural passa a ser um mecanismo de controle dos indivíduos. A sua imposição acontece de cima para baixo e tem como objetivo padronizar, homogeneizar e fortalecer os valores capitalistas de consumo perante as grandes massas. Para isso, a própria indústria trabalha em prol 43 da alienação das pessoas. Através dela é possível homogeneizar os gostos e interesses pessoais para que os produtos sejam consumidos sem uma reflexão a seu respeito. Características da indústria cultural: - O lucro é a sua finalidade - Padronização dos gostos e interesses dos consumidores - Massificação dos produtos - Produtos fáceis de serem consumidos - Homogeneização dos produtos (filmes, músicas, novelas, peças, etc são semelhantes e, por isso, acabam fazendo sucesso). 1- Que relação existe entre cultura de massa e indústria cultural?
Soluções para a tarefa
Olá!!
Explicação:
O que é Cultura de massa:
O que é Cultura de massa:Cultura de massa é o produto da chamada Indústria Cultural, consistindo em todos os tipos de expressões culturais que são produzidos para atingir a maioria da população, com o objetivo essencialmente comercial, ou seja, de gerar produtos para o consumo.
O que é Cultura de massa:Cultura de massa é o produto da chamada Indústria Cultural, consistindo em todos os tipos de expressões culturais que são produzidos para atingir a maioria da população, com o objetivo essencialmente comercial, ou seja, de gerar produtos para o consumo.Indústria cultural é o termo usado para designar esse modo de fazer cultura, a partir da lógica da produção industrial. Significa que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro. Para se obter lucro com o cinema, por exemplo, é preciso fazer um filme que agrade o maior número de pessoas.
Espero ter ajudado ♡
Resposta:
B) Produtos culturais produzidos para as massas;