Filosofia, perguntado por luanfelipe213, 1 ano atrás

o que e crença no destino e porque ela e contrária a liberdade? ??

urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por Lorrynha
3
A crença em destino é acreditar que todas as nossas escolhas o os resultados que elas vão dar já estivessem pré-determinados, pré-definidos, antes mesmo de elas acontecerem, talvez por uma divindade ou por uma forma de vida superior aos humanos. Quem não crê em destino acredita que o responsável pelas coisas que acontecem são os próprios indivíduos, não um ser espiritual superior.

Uma situação hipotética para ilustrar: imagine que você está procurando algum comércio específico, uma padaria por exemplo, mas você não sabe onde ela fica exatamente. Então você vê uma bifurcação. Aí você toma o lado errado, que leva ao lado oposto de onde a padaria está; e nesta rua errada que você entrou você encontra um amigo seu do bairro que você não via a muito tempo.

Uma pessoa que acredita no destino diria que antes de você sair de casa para procurar aquela padaria, estava já pré-determinado de alguma maneira que você iria pegar o caminho errado e encontrar aquele seu amigo.

Na realidade você só tomou esse segundo caminho porque você não fazia ideia de qual dos dois era o correto para a padaria, portanto você tomou a LIBERDADE de decidir ir por aquele. Como você poderia ter escolhido diferente também... Se você tem liberdade você deixa que as coisas aconteçam por acaso, não porque você já sabia o que que iria acontecer caso você escolhesse um caminho ou o outro.

No entanto tambem, existem casos que é totalmente possível prever consequências de nossas ações, somos capazes de distinguir quando que certa coisa acontecerá. Por exemplo: se você não escovar os dentes ao dormir, é previsível que você acorde com um gosto horrível na boca; se você não comer nada pela manhã, é previsível que até a hora do almoço você esteja extremamente faminto ome até mesmo com dor de estômago; etc...

Eu sei que nesse texto eu coloquei como certo a não existência de destino, mas foi porque achei mais fácil para explicar. Cada um tem o direito de acreditar no que quiser =)
Perguntas interessantes