O que é corpo em movimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando você faz educação física, pular, correr, fazer exercícios e etc, isso se chama corpo em movimento
Resposta:
uso hábil do corpo foi importante na história da espécie durante milhares de anos, atingindo o seu apogeu na cultura grega e no ocidente, durante a era clássica. A palavra corpo teve sua origem:
• do sânscrito garbhas que significa embrião;
• do grego karpós que significa fruto, semente, envoltura e, por último;
• do latim corpus que significa tecido de membros, envoltura da alma, embrião do espírito.
A beleza da forma humana era ressaltada através da arte e do atletismo. Havia a preocupação, nestas atividades, em desenvolver um corpo perfeito, proporcional e gracioso em todos os seus movimentos, no seu equilíbrio e na sua tonicidade.
O corpo é considerado a primeira forma de linguagem para a criança, já que com ele ela introduz sua comunicação com o meio. É a linguagem da ação.
Desta forma, pouco a pouco a criança vai se apropriando de seu corpo, de forma a aprender como usá-lo no seu dia a dia. Para isso ela vai realizando conquistas sucessivas em relação ao seu espaço, seus movimentos, suas posturas, seus gestos e seus tempos. No decorrer destes acontecimentos este corpo vai se caracterizando e tornando-se uma espécie de identidade.
O corpo torna-se meio para a ação, para o conhecimento e para as relações. As experiências corporais interferem na vida mental, afetiva e motora dos indivíduos. O corpo deve ser visto em sua totalidade, pois nele se inscrevem todas as tensões e emoções que caracterizam a evolução psicoafetiva de um sujeito.
É a atividade tônica que permite as atitudes e as posturas. É através dela que a criança consegue erguer-se e manter-se de pé. Ela serve de embasamento para a atividade motora. Com a atividade tônica o bebê inicia sua comunicação com o mundo e através dela ele irá durante toda a sua vida expressar-se corporalmente por meio de relações tônico-afetivas.
Historicamente, ao longo dos séculos, a significação do corpo sofreu inúmeras transformações. Desde Aristóteles passando pelo cristianismo, havia a divisão corpo/alma, quando o corpo era negligenciado em relação ao movimento.