- O que é Conurbação ? *
processo de formação de uma região METROPOLITANA.
processo de divisão de uma região metropolitana.
2 - Megalópole: *
É a união de duas ou mais regiões metropolitanas.
É a separação de duas ou mais regiões metropolitanas.
3 - Problemas dos transportes no Centro – oeste: *
Pouca manutenção da malha existente.
Melhorias nas estradas.
4 - A urbanização na região Centro - Oeste está ligada a diversos fatores, EXCETO: *
A desaceleração no processo de industrialização.
A construção de Brasília.
5 - Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a: *
área metropolitana
área urbana
Soluções para a tarefa
Resposta:
extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.
Resposta:
Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano. Em algumas situações, as duas cidades crescem até se encontrar em um ou mais pontos do território. Em outros casos, apenas uma das cidades “alcança” a outra e acaba por “invadir” esse outro centro urbano.
A conurbação é um fenômeno comum nos grandes centros urbanos, mas não está restrita a eles. No Brasil, em geral, a conurbação dá origem às chamadas regiões metropolitanas, que são conjuntos de municípios vizinhos interligados no espaço geográfico por meio das relações econômicas e das práticas sociais.
Atualmente, a cidade de São Paulo é conurbada com quase todos os seus municípios limítrofes. É a representação mais expressiva do fenômeno de conurbação no Brasil. Comumente as pessoas transitam de um município a outro dentro da região metropolitana de São Paulo sem notar que ultrapassaram os limites que separam os municípios. Essa unificação dos núcleos urbanos é uma característica fundamental do processo de conurbaçã . explcaçao;No Brasil, de acordo com o último censo do IBGE, que ocorreu em 2010, existem 36 regiões metropolitanas (RMs) espalhadas pelo país. Elas estão distribuídas da seguinte forma em relação às regiões do país:
Região Nordeste: 12 RMs;
Região Sul: 12 RMs;
Região Sudeste: 7 RMs;
Região Norte: 3 RMs;
Região Centro-Oeste: 2 RMs.
Apesar de ter menos regiões metropolitanas, a região Sudeste abriga as três maiores RMs do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Somadas, as três abrigam mais de 35 milhões de pessoas, aproximadamente 15% da população brasileira.