Filosofia, perguntado por dinhabatista, 1 ano atrás

O que é contingência ? Por que a experiência só podemos nós fornecer o contingente ?

Soluções para a tarefa

Respondido por EsTheRSorVeTe
1
Em filosofia e lógica, contingência é o modo de ser daquilo que não é necessário, nem impossível - mas que pode ser ou não. Em outros termos, é a característica atribuída ao ente cuja existência é tida como não necessária mas, ao mesmo tempo, não impossível - isto é, a sua realidade não pode ser demonstrada nem negada em termos definitivos. Diz-se que são contingentes as proposições que não são necessariamente verdadeiras nem necessariamente falsas.

Há quatro classes de proposições, algumas das quais se sobrepõem:

proposições necessariamente verdadeiras ou Tautologias, que devem ser verdadeiras, não importa quais são ou poderiam ser as circunstâncias. Geralmente o que se entende por "proposição necessária" é a proposição necessariamente verdadeira:2 + 2 = 4Nenhum solteiro é casado proposições necessariamente falsas ou Contradições, que devem ser falsas, não importa quais são ou poderiam ser as circunstâncias:2 + 2 = 5Ana é mais alta e é mais baixa que

Beto proposições contingentes, que não são necessariamente verdadeiras nem necessariamente falsas:Há apenas três planetasHá mais que três planetasproposições possíveis, que são verdadeiras ou poderiam ter sido verdadeiras sob certas circunstâncias:2 + 2 = 4Há apenas três planetas Há mais que três planetas

Todas as proposições necessariamente verdadeiras e todas as proposições contingentes também são proposições possíveis.

Respondido por dudablum
1

As características contingentes são perdidas, indeterminadas, alteradas ou adquiridas com o tempo, por não serem fundamentais de algo. São opostas do que é necessário, que constitui a essência de um ser, sua singularidade e identificação.

Bom, sabemos que essa essência não pode ser visualizada, enquanto qualidades como a altura, peso, beleza e demais aspectos físicos são percebidos.

Perguntas interessantes