o que é, como tratar e previnir a: Amebiase, leishmaniose, doença de chagas e malária
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é - Amebiase: É uma doença parasitária causada por protozoário. O nome científico do agente causador da amebíase é Entamoeba histolytica.
Como tratar: O tratamento da doença é feito pelo uso de medicamentos que combatem o protozoário, além dos sintomas como a febre, as náuseas, etc. Geralmente, duas semanas são suficientes para a recuperação da enfermidade.
Prevenir: A prevenção da amebíase começa com melhores condições de higiene e saneamento básico (tratamento de água e esgoto). O uso de proteção (preservativos) nas relações sexuais oral/anal também é uma forma de se prevenir.
---
O que é - Leishmaniose: É considerada uma "antropoonoze", ou seja, doença que acomete animais silvestres e eventualmente o homem. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.
Como tratar: A leishmaniose em geral é tratada por dois medicamentos: Antimoniais pentavalentes e Anfotericina B.
Prevenir: Evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata, usar telas protetoras em janelas e portas, fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde.
---
O que é - Doença de Chagas: É uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México.
Como tratar: O tratamento da doença de chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença.
Prevenir: Não esmagar, apertar, bater ou danificar o inseto, Os insetos deverão ser acondicionados em recipientes plásticos, com tampa de rosca para evitar a fuga, preferencialmente vivos.
---
O que é - Malária: É uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium.
Como tratar: A decisão de como tratar o paciente com malária deve estar de acordo com o Manual de Terapêutica da Malária, editado pelo Ministério da Saúde, e ser orientada pelos seguintes aspectos:
- Espécie de plasmódio - dependendo da espécie de plasmódio o paciente vai receber um tipo de tratamento
- Gravidade da doença - pela necessidade de drogas injetáveis de ação mais rápida sobre os parasitos, visando reduzir a letalidade.
Prevenir: Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes.
Espero ter ajudado!