Português, perguntado por alcelene, 10 meses atrás

O que é com dominância e dominância incompleta? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por muryllovieirap8c0j0
10

Resposta:

Explicação:

A Dominância Incompleta, ou Herança sem dominância ou Dominância intermediária é o termo utilizado pelos geneticistas para descrever situações em que o fenótipo dos indivíduos heterozigóticos é intermediário, em termos quantitativos, entre os fenótipos dos dois homozigóticos, ou seja, quando não há relação de dominância e recessividade entre os alelos de um gene responsável por uma característica, surge no heterozigoto um fenótipo intermediário. Ocorre em indivíduos heterozigóticos que apresentam fenótipos intermédios entre os seus progenitores de linhagens puras, isto acontece porque uma única copia do gene funcional não ser suficiente para assegurar o fenótipo, em outras palavras a expressão gênica de um único gene não é suficiente para produzir uma quantidade mínima de enzima, por exemplo.

Codominância é um tipo de interação entre alelos de um gene onde não existe relação de dominância (o filho não possui a mesma característica do pai, e sim um novo fenótipo). O indivíduo heterozigoto que apresenta dois genes funcionais, produz os dois fenótipos, isto é, ambos os alelos do gene em um indivíduo diploide se expressam.

A codominância ocorre quando os dois alelos do heterozigoto são ativos. Na dominância incompleta, o hÍbrido representa um terceiro fenótipo, enquanto que, na codominância, dois fenótipos se apresentam no heterozigoto.

Perguntas interessantes