O que é coesão social para Durkheim?
Soluções para a tarefa
Durkheim tinha como intenção demonstrar que as relações entre os indivíduos provinha não apenas de aspectos individuais, biológicos e psicológicos, mas eram antes socialmente determinadas e construídas. Assim, sua interrogação inicial de pesquisa foi investigar como se davam essas relações, podendo ser harmônicas ou anômicas. A coesão social, segundo sua teoria, é um conjunto de regras e comportamentos que são socialmente compartilhados e que rege a sociedade. Ele demonstra dois tipos de coesão e suas transformações: a solidariedade mecânica e a orgânica. A primeira, muito diluída a partir das novas relações de produção na revolução industrial, com a divisão do trabalho, tinha uma sociedade menos interdependente. Um exemplo, as pessoas produziam quase tudo aquilo que precisam, mas ao mesmo tempo a coerção social sobre os indivíduos era maior. Na solidariedade orgânica,muito mais complexa, a interdependência é maior, não fabricamos tudo o que precisamos, por exemplo, e no lugar da coerção apenas, temos leis que regem nossas condutas. Ressaltando que a coesão nunca é uma atitude indivual, nem a mera soma de vontades individuais, mas coletiva. Como disse o autor, ela está acima e fora de nossas consciências.
A coesão social para Durkheim era representações coletivas de valor geral caracterizada pela solidariedade social, e é diferenciada em duas épocas:
- Coesão social primitiva: a solidariedade era "mecânica" e baseava-se no parentesco sanguíneo
- Coesão social moderna: a solidariedade é “orgânica” e se baseia na divisão do trabalho, ou seja, na colaboração de classes em prol da obtenção dos meios de existência
Coesão Social
A coesão social foi definida por sociólogo e filósofo francês Émile Durkheim como o grau de consenso dos membros de um grupo social ou a percepção de pertencer a um projeto ou situação comum. Isso significa que as relações são consensuais, percebidas como justas entre os grupos que governam e os que são governados.
Durkheim explicou o desenvolvimento da sociedade por três fatores:
- Densidade populacional
- Desenvolvimento de canais de comunicação
- Conscientização coletiva.
O que diferencia a sociedade moderna das tradicionais, segundo Durkheim, é uma mudança fundamental no caminho da coesão social; a industrialização trouxe uma nova forma de solidariedade.
Assim podemos responder á questão: O que é coesão social para Durkheim? é simplesmente o grau de solidaridade social entre as pessoas.
Você pode ler mais em:
- Tendência ideológica de Durkheim: https://brainly.com.br/tarefa/20153921
- Quem foi Emile Durkheim?: https://brainly.com.br/tarefa/756828
- O Estado segundo Durkheim: https://brainly.com.br/tarefa/2182929
-----
Materia: Ensino médio (secundário)
Nível: Sociología