Física, perguntado por egheuyh, 1 ano atrás

o que é cinemática vetorial, e quais funções ela tem (contas).

Soluções para a tarefa

Respondido por Selenito
0
A cinemática vetorial é uma forma de representar grandezas vetoriais (que tem direção, sentido e intensidade).

Por exemplo, como você representaria uma força com sentido para cima, agindo num bloco? Com um vetor.

O comprimento do vetor indica a intensidade, a ponta da flecha indica o sentido.


Não há muitas contas. A aquelas que servem para achar o vetor resultante, que é como se você somasse a intentidade, direção e sentido de todos os vetores atuantes.

-------

Para achar a intensidade do vetor resultante tem alguns métodos.

*vetores com mesma direção e sentido:

Some a intensidade dos vetores para achar a intensidade do vetor resultante. A direção e o sentido do resultante será igual aos vetores anteriores.

Assim, se tiver uma força de 4N e outra de 8N na horizontal para a direita, a força resultante será horizontal para a direita de 120 (8+4=12)


------

*vetores de mesma direção mas sentidos opostos

Subtraia a intensidade dos vetores para ter a intensidade do vetor resultante. A direção é a mesma dos dois vetores, o sentido é o mesmo do vetor de maior módulo.


Assim, se tivesse uma aceleração 7m/s^2 para cima na vertical e outra aceleração de 3m/s^2 para baixo na vertical, a aceleração resultante seria vertical, para cima (sentido igual ao vetor de maior módulo) e na vertical (mesma direção dos vetores).

------

Regra do paralelogramo:

Para achar o vetor resultante quando os vetores não tem mesma direção, aplica-se essa regra

O vetor resultante (Vr) dos vetores Va e Vb é calculado pela lei dos cossenos.

Há também há regra do polígono. Você transporta os vetores (s,m e t) de modo que a extremidade de um (ponta da flecha) encoste na origem de um outro vetor (origem..ponta do cabo da flecha). Depois de feito isso com todos os vetores, o vetor resultante (R) terá sua origem encostada na origem do primeiro vetor usado e extremidade junto com a extremidade do último vetor


--

Menos importante, caso o ângulo entre a direção dos vetores seja de 90°, o módulo da resultante pode ser calculado por Pitágoras:

R^2=a^2+b^2

Anexos:
Perguntas interessantes