O que é cartografia tradicional?
Soluções para a tarefa
A cartografia tradicional pode ser apresentada como conjunto de estudos científicos que utilizam de abordagens técnicas e artísticas para promoção da apresentação e representação de variados locais no mundo, sendo essencial para a geolocalização.
A cartografia tradicional apresenta uma linha menos voltada para a presença da grande quantidade de tecnologias que temos no mercado na atualidade, sendo por isso mais voltada para meios rudimentares.
Resposta:
Cartografia Social é um ramo do conhecimento cartográfico focado em populações tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos e etc) no qual os mapas são desenvolvidos com a participação dessas populações. Dessa forma, os territórios passam a ser representados de acordo com a visão dos sujeitos que estão inseridos nessas localidades.
Um exemplo de Cartografia Social é o que foi desenvolvido no Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Nesse projeto foram elaborados mapas que buscaram representar a realidade territorial, socioeconômica e cultural de vinte e sete povos que vivem no bioma Amazônia. No projeto, a população local foi treinada para utilizar instrumentos e técnicas que permitiram a participação deles na elaboração dos mapeamentos.
O Projeto Nova Cartografia Social produziu trinta mapeamentos que buscaram representar aspectos da realidade estabelecidos a partir do que as próprias populações da Amazônia consideram relevante. Desse modo, buscou-se fortalecer a autonomia dos povos, validar os conhecimentos tradicionais, valorizar a identidade e reconhecer direitos dessas populações.
Explicação: