o que é capitalismo comercial ? quando surgiu? e quais são as suas características?
Soluções para a tarefa
O Capitalismo Comercial ou Mercantil é considerado o pré-capitalismo, uma vez que representou a primeira fase do sistema econômico capitalista.
Ele surge no final do século XV, marcando o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna, o qual durou até o século XVIII, quando desponta a Revolução Industrial.
O capitalismo comercial foi empregado nas colônias da América, África e Ásia, donde a metrópole buscava riquezas e produtos nas novas terras, intensificando cada vez mais as relações comerciais.
Fases do CapitalismoO Capitalismo acompanhou o desenvolvimento da sociedade e está dividido em três fases:
Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIIICapitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIXCapitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XXCaracterísticas do Capitalismo Comercial ou MercantilAs principais características do capitalismo comercial são:
Surgimento da moeda como valor de trocaProdução de manufaturasDivisão Internacional do TrabalhoMercantilismo como sistema econômicoBalança comercial favorável (superavit)Protecionismo (taxas alfandegárias)Metalismo (acúmulo de metais preciosos)ResumoA Idade Média foi um longo período que durou do século V ao XV na Europa. Nesse período o capitalismo ainda não existia, sendo o sistema feudal o regulador das relações sociais, culturais, econômicas e políticas do período.
Baseada na posse da terra, o feudalismo apresentava dois grandes grupos sociais: os senhores feudais, donos das terras que obtinham poderes absolutos sobre elas, e os servos, os indivíduos que trabalhavam nos feudos.
Esse tipo de sociedade é conhecida como sociedade estamental (dividida em estamentos), donde a mobilidade social foi praticamente inexistente. Ou seja, se a pessoa nascia nobre, morreria nobre, ou se nascia servo, viveria até o final de sua vida nessas condições.
Acima dos senhores feudais, estavam os Reis e a Igreja, portanto, os senhores estavam submetido às suas vontades e pagavam impostos à eles, entretanto, possuíam todo tipo de poder (político, econômico, social) nas suas terras.