O que é Biomagnificação? Faça um texto e dê ao mínimo 01 exemplo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá Ana.
Biomagnificação é um processo mais conhecido como magnificação trófica. Esse processo é relativo ao fenômeno da acumulação de uma substância, no geral tóxica, em seres vivos.
Nesse sentido, o exemplo mais comum de magnificação trófica é o acúmulo de metais pesados no ambiente aquático.
Por exemplo: uma empresa despeja seus produtos, de modo ilegal saliento, em um dado rio. Dentre os produtos despejados encontra-se o metal mercúrio (Hg), extremamente tóxico aos animais. Assim, mesmo que esse metal seja despejado em quantidades ínfimas (milionésimas partes de metros cúbicos de água), ele será extremamente prejudicial ao ambiente por conta do seguinte processo:
Animais menores, como o fitoplâncton, acabam ingerindo a substância. Esses animais no geral sobrevivem, por absorvem quantidades pequenas do material.
Contudo, serão devorados por outros maiores, os quais não comerão um único desses, mas inúmeros. Portanto, os animais maiores contaminam-se mais com esse metal.
Desse modo, quando chegarmos ao final da cadeia alimentar, os predadores no topo da cadeia estarão seriamente contaminados e passarão a morrer aos montes em decorrência da toxicidade do material - e caso o rio seja uma área de pesca, humanos também entrariam na lista.
Com a morte dos predadores maiores, os menores animais começam a reproduzir-se exponencialmente, gerando um agudo desequilíbrio ambiental.
Uma possibilidade para esse desequilíbrio é a reprodução extrapolada de algas microscópicas que passariam a consumir praticamente todo o oxigênio do rio, asfixiando os demais animais. PS: Talvez você não soubesse disso, mas peixes, e outros, também respiram O2. O processo é apenas diferente do nosso.
Por fim, toda a teia alimentar ali existente poderia ser comprometida e talvez até mesmo aniquilada.