O QUE É BIODIVERSIDADE? Biodiversidade é a variedade de vida na Terra. É composta por todos os seres vivos e engloba desde vírus microscópios até os maiores animais do planeta. Humanos são parte integrante da biodiversidade. A biodiversidade é composta por todos os genes, espécies, ecossistemas e paisagens que interagem constantemente em todos os níveis. Cada ser vivo tem uma única composição genética. Os seres humanos têm usado essa variação genética para produzir milhares de variedades de culturas de alimentos e de animais domesticados. A biodiversidade envolve comunidades e relacionamentos. Todos os seres vivos compõem ecossistemas dinâmicos (por exemplo, florestas, lavouras, lagos) que integram uma paisagem. Nesse ambiente, suas vidas se entrelaçam numa teia de relações caracterizadas por cooperação, competição, predação, simbiose ou parasitismo. UNESCO. Planeta, abr. 2011. Fragmento. A função de linguagem predominante no texto lido é: (A) emotiva. (B) metalinguística. (C) fática. ( D) referencial. (E) apelativa.
Soluções para a tarefa
a reposta é referencial
Temos como figura de linguagem presente no texto a referencial, ou denotativa (item D).
O autor do texto apresenta como linguagem o que é a biodiversidade, de maneira precisa, clara e objetiva.
De acordo com o texto, a biodiversidade compõe todas espécies de seres vivos, além do ecossistema em que os mesmos sobrevivem.
As relações entre os seres que predominam na biodiversidade também são mencionados no texto.
Com objetividade, a intenção da figura de linguagem referencial é informar. Predominam sequências discursivas em terceira pessoa.
Em discursos com a função referencial, não são aceitas duplas interpretações do que está sendo dito, pois este tipo de linguagem não abre espaços para tal acontecimento.
O sentido denotativo está ligado ao fato concreto, real. No sentido denotativo as orações são exatamente aquilo que estão descrevendo, sem outro sentido.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24814755