O que é ATP? Para que é utilizado? Como é produzido?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Adenosina trifosfato
É uma molécula que transporta energia nas células.
Explicação:
O ATP é produzido através de vários métodos diferentes.
A fotofosforilação é um método específico para plantas e cianobactérias.
A criação de ATP usando energia da luz solar ocorre durante a fotossíntese. O ATP também é formada a partir do processo de respiração celular nas mitocôndrias de uma célula. Isso pode ser através da respiração aeróbica , que requer oxigênio, ou respiração anaeróbica, o que não necessita oxigênio.
Resposta:
Explicação:
ATP é uma sigla usada para indicar a molécula de adenosina trifosfato (Adenosine TriPhosphate). Essa molécula constitui a principal forma de energia química, uma vez que sua hidrólise é altamente exergônica. Isso quer dizer que, ao sofrer o processo de hidrólise (cisão por ação da água), essa molécula libera grande quantidade de energia livre.
A molécula de ATP é formada por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato. A adenina ligada à ribose é chamada de adenosina. Quando a adenosina está ligada a apenas dois grupos fosfato, temos a adenosina difosfato (ADP) e, quando está ligada a um grupo fosfato, constitui a adenosina monofosfato (AMP).
A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. Sendo assim, essa molécula é responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento. Vale salientar que o papel do ATP não é apenas funcionar como uma moeda de energia, pois também é capaz de doar um grupo fosfato para outras moléculas (fosforilar).