o que é asma? sintomas e tratamento
Soluções para a tarefa
Resposta:
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Pode ser variável, reversível, espontânea ou com tratamento. Durante uma crise de asma os brônquios se inflamam e isso faz com que seja reduzida a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito.
Existem alguns tipos de asma e para classificar elas, o médico irá considerar a análise clínica do paciente, juntamente com os resultados dos exames. Isso ajudará o médico a indicar o melhor tratamento possível. A gravidade da asma pode alterar depois de um tempo, sendo preciso um reajuste na medicação. A asma é classificada pela controle e pela gravidade, sendo considerado nesse caso a situação do paciente nos últimos 3 meses.
Os tipos de asma são:
Controlada ( sem limitações as atividades, sintomas diurnos e noturnos, e sem uso de medicação de alívio, as bombinhas).
Parcialmente controlada: Se 1 ou 2 vezes no último mês houve limitações nas atividades, sintomas diurnos e/ou noturnos, e/ou uso de medicação de alívio).
Não controlada: Se 3 ou mais vezes houve limitações nas atividades, sintomas diurnos e noturnos e uso de medicação de alívio).
No tratamento, as medicações de uso contínuo servem para minimizar a sensibilidade e a inflamação as quais os brônquios de pessoas asmáticas estão sujeitas. Isso faz com que os brônquios reajam de maneira menos intensas aos agentes que causam irritações, como poeira e ácaros. Entre os medicamentos contínuos estão os Corticosteroides Inalados, Modificadores de Leucotrienos, Beta-agonistas de longa duração e Teofilina. Além disso existe os Broncodilatadores, que servem para relaxar as musculatura dos brônquios, permitindo que o ar entre nos pulmões novamente durante uma crise. Essas medicações são de alívio rápido mas não são um tratamento preventivo então devem ser usados com os corticoides inalados.
A asma é uma condição em que as vias aéreas duma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco, que dificulta a respiração.
A asma pode ser leve ou pode ser forte o suficiente para interferir nas atividades diárias. Em alguns casos, pode levar a um ataque cardíaco.
Sintomas: a asma pode causar dificuldade na respiração, dor no peito, tosse e respiração ofegante. Às vezes, os sintomas podem aparecer de forma repentina.
Tratamentos: a asma geralmente pode ser controlada com inaladores de resgate, que tratam os sintomas, e esteroides, que os previnem. Os casos graves podem exigir inaladores de ação prolongada que mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteroides orais.
Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein