Artes, perguntado por mateushba7165, 1 ano atrás

o que é arte de protesto e quais foram seus principais exemplos no período da Ditadura?

Soluções para a tarefa

Respondido por AnnaCBastos
9
A arte de protesto refere-se a faixas, cartazes e outras manifestações artísticas usadas para informações sobre uma causa ou uma mensagem. É frequentemente usada em atos de desobediência civil. Durante a Ditadura de 64, os artistas utilizaram passeatas (Passeata dos Cem Mil), jornais, cinema (Cinema Novo), apresentações teatrais e músicas para denunciar o autoritarismo da época. Como exemplo temos as músicas Roda Viva - Chico Buarque, Para Não Dizer que Não Falei das Flores - Geraldo Vandré, Tropicália - Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque entre outras.
Respondido por marianaodilials
1

Resposta:

Protesto artístico refere-se a cartazes, faixas e outras formas de expressões criativas usadas pelos ativistas para passar informações sobre uma causa em particular ou mensagem. A arte é freqüentemente usada como parte destas demonstrações ou em atos de desobediência civil. Um dos ícones dos protestos artísticos é a pomba, o símbolo da paz e mensagens de insultos.

Os protestos artísticos dependem do entendimento das pessoas dos símbolos usados na arte. Sem entender a obra ele é inútil.

Há muitas obras de arte com abordagem política - tais como Guernica de Picasso alguns dos trabalhos na era do Vietnã de Norman Carlberg, ou as imagens de torturas em Abu Ghraib de Susan Crile - que podem ser definidas como "protestos artísticos", exceto que para estes falta a portabilidade e a disponibilidade freqüentemente associados aos protestos artísticos.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes