O que é arquitetura Greco-romana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A arquitetura greco-romana surgiu a partir da conquista da Grécia pelo Império Romano, quando Roma passou a ser influenciada por vários elementos da arte grega, inclusive por suas características arquitetônicas, como o formato dos templos e o uso de grandes colunas.
Resposta:
A cultura grega influenciou a arquitetura de todos os períodos subsequentes da civilização ocidental. Durante os séculos XVIII e XIX, quase todos os edifícios, monumentos, templos eram praticamente réplicas das construções gregas.
O Partenon, templo grego projetado pelos arquitetos Ictinus e Calícrates e construído no século V a.C., ilustra bem a arquitetura da época.
O templo é de ordem dórica, que é a ordem mais simples se comparada com as ordens coríntia e jônica.
As colunas dóricas do Partenon são rústicas e caneladas, de molde redondo com uma placa quadrado em seu topo e são ligeiramente para dentro.
O Partenon é de grande importância para a arquitetura, pois foi fonte de inspiração para outros templos como, por exemplo, o Capitólio Thomas Jefferson, na Virgínia, construído em 1785.
Bom… Como citei a ordem dórica, jônica e coríntia, acho justo dar uma breve explicação sobre elas. A arquitetura grega tem três ordens, sendo a primeira delas chamada de dórica.
Desenvolvida no Período Arcaico, a Ordem Dórica apresenta formas geométricas simples, fortes e elegantes, classificada por Vitrúvio, arquiteto romano, como ordem masculina.
Já a Ordem Jônica é mais rebuscada e decorativa que a ordem dórica e teve seu ápice no Período Clássico.
Foi considerada por Vitrúvio como ordem feminina. A Ordem Coríntia, por sua vez, derivou da ordem jônica, porém valorizou ainda mais a ornamentação, com riquezas de detalhes.