O QUE É... ARGUMENTO - Max Gehringer
São duas ou mais premissas curtas e uma conclusão. Pode até parecer que não para muita gente, mas no exato momento há mais de 1 milhão de boas vagas abertas no mercado brasileiro. Mas também existem, pelo menos, dez fortes candidatos para cada uma delas. Esses candidatos formam um contingente heterogêneo: há o universitário que ingressa no mundo corporativo, o funcionário da casa que batalhou por "aquela" promoção, o profissional disposto a trocar de emprego, o desempregado tentando recolocar-se... No fim, nove dos dez postulantes se verão obrigados a "aguardar uma próxima oportunidade" (expressão que não resolve nada, mas que ameniza um pouco o drama). Como se dá esse processo de escolha? (Ou, em outras palavras, "por que outro postulante foi escolhido e não eu, que sei postular muito melhor?") A resposta é uma simples palavrinha: "argumento".
A grande maioria das pessoas não é escolhida porque seus argumentos não conseguem sensibilizar o responsável pela decisão final. A estrutura de um argumento é lógica: duas ou mais premissas curtas e uma conclusão. A conclusão é a parte mais fácil: "Portanto, eu sou o candidato ideal". O problema está nas premissas. Os candidatos criam premissas em que eles sinceramente acreditam, mas que na visão do selecionador se mostram ineficazes para sustentar a conclusão.
[...]
Selecionadores só escutam três premissas: 1. O que você já fez de prático e mensurável? 2. O que você sabe sobre nossa empresa? 3. Qual a contribuição imediata que você pode trazer? A primeira chama "currículo". A segunda pode ser conseguida na internet ou com ex-funcionários (e essa preparação é vital). E a terceira é a junção inteligente das duas primeiras, traduzida em fatos e números. Conclusão: Você é o candidato ideal.
Sabendo que todo texto produzido, seja oral ou escrito, possui uma finalidade, assinale a alternativa que melhor expressa o objetivo desse texto.
Mostrar que o candidato ideal para o selecionador é aquele que sabe usar argumentos com estrutura lógica, que levem a uma conclusão irrefutável.
Mostrar que o candidato ideal para o selecionador é aquele que é parente do chefe do selecionador.
Apontar que terá mais chances o candidato que abordar um tema mais atraente.
Criticar os argumentos utilizados nas entrevistas de trabalho.
Mostrar quais as chances que se tem hoje para se ingressar no mercado de trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Mostrar que o candidato ideal para o selecionador é aquele que sabe usar argumentos com estrutura lógica, que levem a uma conclusão irrefutável.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás