O que é aparelho psíquico freudiano
Soluções para a tarefa
Resposta:
O conceito freudiano de aparelho psíquico designa uma organização psíquica que é divida em instâncias. Essas instâncias – ou sistemas – são interligadas entre si, mas possuem funções distintas. A partir desse conceito Freud apresentou dois modelos: a divisão topográfica e a divisão estrutural da mente.
Podemos recorrer a outros autores, comentadores de Freud, para compreender melhor o conceito. Segundo Laplanche, o conceito de aparelho psíquico de Freud seria uma expressão que ressalta as características que a teoria freudiana atribui à psique. Essas características seriam a sua capacidade de transmitir ou transformar uma energia determinada, e a sua diferenciação em instâncias ou sistemas.
Laplanche coloca ainda que quando se refere à questão do aparelho psíquico, Freud sugere uma ideia organizacional. Mas ainda que trate da disposição interna das partes mentais, e ainda que trate da ligação entre determinada função com um lugar psíquico específico, ele não se limita a isso. Freud indica ainda a existência de uma ordem temporal a essas partes e funções.
É importante compreendermos com isso que as divisões mentais que Freud indica não têm caráter de divisão anatômica. Não há no cérebro compartimentos fixos e bem delimitados como indicam as teorias de localização cerebral. O que Freud indica, principalmente, é que as excitações seguem uma determinada ordem, e essa ordem se relaciona aos sistemas do aparelho psíquico
Resposta:
aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. ... É a parte consciente do aparelho psíquico que faz com que um indivíduo consiga regular suas ações e reações.