Filosofia, perguntado por lorde3212, 11 meses atrás

O que e animismo? glr pode ser um texto

Soluções para a tarefa

Respondido por ONerdBurro
5

Resposta:O animismo é a crença de que tudo tem uma alma ou espírito, uma anima em latim, inclusive os animais, plantas, rochas, montanhas, rios e estrelas. Os animistas acreditam que cada anima é um espírito poderoso que pode ajudar ou prejudicá-los e devem ser adorados, temidos ou de alguma forma reconhecidos. O animismo é uma religião primitiva cujos adeptos têm por milhares de anos divinizados animais, estrelas e ídolos de qualquer espécie e praticado o espiritismo, feitiçaria, adivinhação e a astrologia. Eles usam a magia, feitiços, encantamentos, superstições, amuletos, talismãs ou qualquer coisa que acreditem que vai ajudar a protegê-los contra os maus espíritos e aplacar os espíritos bons.

Elementos do animismo estão presentes em muitas falsas religiões, inclusive no Hinduísmo, Mormonismo e em todas as seitas da Nova Era. A religião falsa sempre ensina de alguma forma que o espírito dentro dos seres humanos é realmente Deus e que as práticas da religião vão ajudar-nos a perceber isso e a desenvolver esse espírito, para que também possamos ser Deus. Esta é a mesma mentira que Satanás tem propagado desde o jardim do Éden, quando tentou Adão e Eva ao dizer-lhes: "Vós sereis como Deus" (Gênesis 3:5).

A Bíblia afirma claramente que há um só Deus e que tudo o mais, dos anjos do céu aos grãos de areia na praia, foi criado por Ele (Gênesis 1:1). Qualquer religião que ensine que há mais de um deus está ensinando uma mentira. "... antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá" (Isaías 43:10) e "Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus" (Isaías 45:5). A adoração de falsos deuses, que não são deuses de forma alguma, é um pecado que Deus odeia especialmente porque rouba a glória que é legitimamente Sua. Muitas vezes na Bíblia, Deus proíbe a adoração de falsos deuses.

Além disso, a Bíblia proíbe estritamente as práticas dos animistas. "O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles" (Levítico 20:27). Práticas animistas são portas abertas para a entrada de demônios na vida das pessoas. A Bíblia condena em termos muito fortes os que praticam tais coisas (Deuteronômio 18, Levítico 20, Isaías 47).

Tal como acontece com todas as religiões falsas, o animismo é simplesmente um outro esquema de Satanás, o pai da mentira. No entanto, muitos em todo o mundo estão sendo enganados pelo "diabo, vosso adversário, [que] anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8).

Respondido por willianrezendee
4

Olá!

Animismo é a ideia de que todas as coisas, incluindo pessoas, animais, características geográficas, fenômenos naturais e objetos inanimados, possuem um espírito que os conecta uns aos outros.

É uma construção antropológica usada para identificar traços comuns de espiritualidade entre diferentes sistemas de crenças.  Na maioria dos casos, o animismo não é considerado uma religião em si, mas sim uma característica de várias práticas e crenças . Esse termo foi cunhado pela primeira vez em 1871, e é considerado uma característica fundamental em muitas religiões antigas, especialmente de culturas tribais indígenas.

Atualmente, pode ser identificado de diferentes formas nas principais religiões do mundo moderno.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes